Visto de procura de trabalho em Portugal: dicas rápidas!
Se você está pensando em vir para Portugal em busca de novas oportunidades, o visto de procura de trabalho pode…
Definir o tipo de visto não é muito difícil. Eu vim para Portugal com visto de estudante e vejam como foi minha escolha!
Portugal dispõe de 7 tipos de visto para quem morar em Portugal, mas nem todos se aplicam aos brasileiros ou a cada família.
O visto para estudante, também conhecido como D4, é um visto de residência voltado para estudantes:
Optando por um curso com mais de 1 ano (sugiro um de, pelo menos, 18 meses), poderá obter Autorização de Residência e reagrupar a família no visto.
Dentre as opções de visto que Portugal dispõe para brasileiros morarem, o de estudante aliava 2 questões muitos importantes para mim:
O mestrado costuma ter duração de 2 anos, então, atende o requisito para obter o título de Autorização de Residência e reagrupar minha família no meu visto.
Então, se seu intuito é morar em Portugal, este pode ser um visto mais acessível!
O maior problema com este e outros vistos que exigem procedimentos com Instituições portuguesas, é a comunicação.
Por ser um país em que a tecnologia ainda não está incorporada no cotidiano de uma boa parte da população, até pelo fato de ter um grande número de idosos, eles demoram para responder, não usam whatsapp com frequência e ficamos, do outro lado do oceano, esperando respostas.
E pior do que a demora na resposta é quando ela chega depois de dias e não responde às nossas dúvidas!
Além disto, tem muitos termos na inscrição e processo seletivo que não conhecemos. O plano escolar e a forma de calcular carga horária é diferente, na hora de preencher documentos ficamos perdidos.
Quase desisti do visto e contratei uma assessoria que fizemos isto por mim! O melhor investimento da minha vida!
Os processos seletivos têm várias fases e as inscrições costumam ocorrer em várias épocas. Ficamos bem confusos. E pode levar alguns meses para finalizar o processo seletivo. Um espera que parece anos :).
Depois de ter a carta de aceitação da Universidade em mãos, temos uma grande tranquilidade e começamos a organização de todos os documentos para dar entrada no visto junto ao Consulado ou à Plataforma indicada por Portugal para isto.
Dando entrada no visto, aí já podemos respirar aliviados e dar continuidade nos planos: definir data da viagem, comprar passagem, definir malas, desapegos, arrendar (alugar) imóvel em Portugal, matricular os filhos na escola, enfim, dá início à vida prática em Portugal e já começamos a viver a cabeça mais em Portugal do que no Brasil.
Planeje-se e more em Portugal com total segurança e legalizado!