Edilene Candido
Edilene Candido

Como trabalhar na área de TI em Portugal

Como trabalhar na área de TI em Portugal

Trabalhar na área de TI em Portugal tem sido bem promissor. 

Isto porque, o número de empresas que se instalaram nos últimos anos em Portugal fez com que a quantidade de empregos na área de Tecnologia da Informação aumentasse bastante. 

Tanto é que o segmento está entre os que mais possuem oferta de vagas de trabalho no país.

Com a expansão do pólo tecnológico de Portugal, principalmente em Lisboa e Porto, as oportunidades passaram a ser um atrativo para profissionais estrangeiros de várias partes do mundo, inclusive do Brasil.

Cidades próximas ao Porto para morar

Mas como fazer para trabalhar em Portugal? Quanto é a média salarial? Quais as áreas mais valorizadas? Onde busco as ofertas de emprego? Vou explicar tudo direitinho para você neste post!

Índice do artigo:

     

    Como ingressar no mercado de TI em Portugal?

    Trabalhar TI Portugal

    Primeiro de tudo, se você quer trabalhar com TI em Portugal, você precisa saber que as empresas estão buscando profissionais qualificados.

    Isso quer dizer que você deve ter um bom currículo, com informações sobre formação, cursos adicionais, cargos ocupados, trabalhos e projetos que participou, competências, certificações e habilidades profissionais e pessoais, entre outros. 

    Junto com o currículo deixe também o seu portfólio, para que as empresas possam fazer uma avaliação. 

    As entrevistas podem ser realizadas tanto em inglês quanto em português. Saiba que ser fluente em outras línguas pode ser um diferencial para o recrutador ou até mesmo um pré-requisito da empresa

    Você pode buscar as vagas de emprego enquanto ainda estiver no Brasil. No caso de ser aceito, você já pode começar a se organizar para fazer a solicitação de visto de trabalho ou profissional independente, vai depender da modalidade de contratação. 

    Assista este vídeo em que explico se brasileiros precisam de visto para morar em Portugal:

    https://www.youtube.com/watch?v=Cs0VIVRP_ko&t=16s  

    Quais são as áreas mais valorizadas?

    Como em qualquer outra profissão, há áreas que são mais valorizadas que outras, ou seja, no mercado de tecnologia da informação não será diferente.

    As áreas de TI mais valorizadas em Portugal são:

      • Segurança da Informação

      • Cloud Computing

      • Machine Learning

      • Data / BI

    • Engenharia de Software
     

     

    Qual é a média salarial para profissionais de TI em Portugal?

    A média de salário pode variar entre 12 mil e 50 mil euros por ano, entretanto, o salário vai depender do cargo, função e tempo de experiência. 

    Para ter uma ideia mais precisa de quanto é a média salarial para o seu caso específico, sugiro pesquisar as vagas disponíveis nos sites de ofertas de emprego que deixo a lista mais adiante e este índice da Glassdoor também pode te ajudar. 

    Como muitas empresas de TI estão baseadas em outros países, além de Portugal, pode ser que o Glassdoor não consiga refletir a realidade exata do mercado português.

    Voltado para o mercado de TI em Portugal, existe o Teamlyzer. Nele, é possível ter acesso a informação de empresas, cargos e salários das principais empresas de TI que operam em/a partir de Portugal.

    Assim, você terá mais clareza de quanto é a remuneração de profissionais com a mesma experiência e qualificação que você.

    Com a informação relativa às médias salarias e também sobre os modelos de contratação disponíveis, sempre é bom realizar uma negociação pensando no valor líquido que terá a receber como salário.

    Para te ajudar neste cálculo, pode utilizar esta calculadora de salário líquido disponibilizada pelo Doutor Finanças.(atualizada para 2023)

     

    Como encontrar uma vaga de trabalho?

    Trabalhar TI Portugal

    Um dos primeiros locais que você pode buscar uma oportunidade é o LinkedIn. A rede social é voltada especificamente para relacionamento profissional e networking e é atualmente a principal plataforma para as empresas de TI. Além disso, você também pode enviar o seu currículo diretamente para grandes empresas como a SAP Portugal, IBM, Microsoft e a Oracle Portugal.

    Assim como no Brasil, Portugal também possui um sem-número de consultorias que atuam como prestadores de serviços e também são a principal porta de entrada dos profissionais de TI no mercado português.

    A maioria deles, além de atuar no Linkedin, também oferecem vagas através de seus próprios sites. Como meu marido é desta área, deu um apoio e listamos muitas para te ajudar:

        • entre outras

      Além disso, você ainda pode buscar por mais vagas de TI em 2 grandes plataformas:

       

       

      Como faço para morar em Portugal?

      Já falei bastante por aqui sobre a importância de você se preparar financeiramente para seguir o seu sonho de morar em outro país. Então, tenha calma, se organize, faça o planejamento adequado para que sua mudança seja a mais segura e tranquila possível.  

      Ainda que você consiga um contrato de trabalho, é importante ter uma reserva para alugar um imóvel, mobilar a casa, comprar um carro, adaptar as roupas e calçados, enfim.

      Assim, sugiro que faça o cálculo de quanto de dinheiro você precisa ter para se manter em Portugal, procure uma casa ou apartamento para alugar e faça a solicitação do seu visto!

      Assessoria jurídica imobiliária Portugal

      Até a próxima,

      Edilene Gualberto


      Você também pode gostar

      Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

      Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

      Ao se mudar para outro país, você irá se adaptar a uma nova cultura e jeito de viver. Um dos…

      LER ARTIGO COMPLETO
      Volta às aulas: saiba tudo sobre a matrícula escolar e o ano letivo em Portugal

      Volta às aulas: saiba tudo sobre a matrícula escolar e o ano letivo em Portugal

      O ano letivo português é diferente do Brasil. Vem saber mais sobre matrícula e ano letivo nas escolas de Portugal.

      LER ARTIGO COMPLETO
      Visto de procura de trabalho: o que fazer quando chegar em Portugal?

      Visto de procura de trabalho: o que fazer quando chegar em Portugal?

      Saiba o que você deve fazer assim que chegar em Portugal caso tenha vindo ao país com o visto de…

      LER ARTIGO COMPLETO