As 3 dúvidas mais comuns sobre imigrar para Portugal
As 3 dúvidas mais comuns sobre imigrar para Portugal: quanto é necessário para viver, como conseguir emprego e onde morar.
Antes de mais nada, preciso esclarecer que você não precisa vir até Portugal para provar os famosos doces portugueses. É possível encontrar várias docerias e casas especializadas nestas delícias aí no Brasil.
Mas, se vier a Portugal, seja a passeio ou para morar, você não pode deixar de provar os doces originais feitos aqui. Te garanto que o sabor é ainda mais especial quando você come em terras portuguesas.
Preparado para conhecer quais são os doces portugueses mais famosos?
Arrisco dizer que o pastel de nata é o doce mais famoso de Portugal.
Conta a história que ele foi criado em 1837 no Mosteiro dos Jerônimos, junto com outros doces conventuais, ou seja, doces originados nos conventos portugueses.
Eles ganharam fama quando o convento passou a vender os pastéis na região de Belém para arrecadar fundos.
Por isso, hoje o pastel de nata é praticamente uma atração turística. Um dos locais mais famosos para experimentá-lo delícia é a Fábrica Pastéis de Belém, que fica em Lisboa, próximo ao Mosteiro dos Jerônimos.
Uma curiosidade: somente nesta confeitaria que os pastéis de nata também podem ser chamados de pastéis de Belém. Em todas as outras pastelarias que fabricam e vendem este doce, ele só pode ser chamado de pastel de nata.
Ainda assim, se você quiser conhecer outros endereços para experimentar os famosos pastéis, dá uma olhada neste guia aqui.
Como o próprio nome já diz, os ovos moles são doces tradicionais da Cidade de Aveiro, localizada a 70km ao sul da Cidade de Porto e a 250km ao norte de Lisboa.
Ele é um doce cremoso preparado com gemas de ovos e calda de açúcar, que pode também ser feito como calda para sobremesas, sorvetes e recheios de bolos, como pão de ló e bolo de nozes.
Assim como o Pastel de Nata, os ovos moles de Aveiro também são doces conventuais e foram criados pelas freiras do Convento de Jesus de Aveiro. Inclusive, em uma de suas versões, o doce pode ser envolvido em uma hóstia.
Conta a história que as freiras usavam as claras dos ovos para engomar as roupas dos padres e, para não desperdiçar as gemas, criaram os ovos moles.
A Confeitaria Peixinho é a casa mais antiga de ovos moles de Aveiro, fundada em 1856. Então, se estiver passando por lá, não deixe de experimentar esse famoso doce português.
Este doce é tão conhecido por lá, que muitas pessoas vão à Sintra só para experimentar os famosos travesseiros.
Ele é feito com massa folhada e recheio de creme de amêndoas e tem este nome porque tem o formato de um travesseiro.
A principal e mais conhecida fábrica de travesseiros de Sintra é a Piriquita, doceria fundada em 1862. Além disso, o local também é famoso pelas queijadas.
Logo, você não pode deixar de provar!
Quando estiver em Sintra, aproveite para passear por lá e conhecer a Quinta da Regaleira, o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional da Pena.
A queijada, ou queijadinha, é um dos famosos doces portugueses na lista dos imperdíveis. É um doce delicado, feito com uma massa folhada que surpreende por sua leveza.
Ela tem um formato redondo e leva queijo, ovos, leite e açúcar. Você também pode encontrar com recheio de amêndoas, laranja, ovos ou requeijão (que é diferente do requeijão do Brasil).
As queijadas mais tradicionais são da Ilha da Madeira, de Évora e de Sintra.
Se você gosta de colocar a mão na massa, ou melhor, no doce e arriscar sua própria versão, dá uma olhada nesta receita aqui.
Para quem quer vir a Portugal, separei este vídeo com 3 opções de roteiros para você se inspirar.
Ah! E Se você quiser que eu fale de algum tema específico por aqui, deixe sua sugestão logo abaixo nos comentários.
Até a próxima,