Edilene Candido
Edilene Candido

Visto para acompanhamento familiar: uma das formas de levar sua família para Portugal com você

Visto para acompanhamento familiar: uma das formas de levar sua família para Portugal com você

O Governo de Portugal disponibilizou recentemente um novo tipo de visto, chamado de Visto de Residência para Acompanhamento Familiar de Requerente de Visto de Residência. 

Antes de mais nada, saiba que esse visto é solicitado ainda no Brasil para quem tem grau de parentesco com uma pessoa que fez ou fará um pedido de visto junto com Consulado português.

O visto para acompanhamento familiar tem algumas vantagens, principalmente se comparado com o visto de reagrupamento familiar, que é um pouco mais burocrático e demorado. 

Reagrupamento Acompanhamento Familiar Portugal

Isto porque o visto de reagrupamento familiar depende do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que não está disponibilizando muitas vagas para entrevistas de concessão da Autorização de Residência nos últimos anos.

E com o visto para acompanhamento familiar você já entra de maneira legalizada no país e ainda tem justificativas para solicitar um agendamento mais rápido no SEF, como acompanhar o marido que foi transferido ou conseguiu o visto de trabalho, por exemplo. O SEF, então, poderá fazer a entrevista e conceder a você o visto ou não. 

Índice do post:

Quem pode solicitar visto para acompanhamento familiar em Portugal?

visto acompanhamento familiar portugal

Segundo a VFS Global, instituição que faz a mediação entre o requerente e o Governo Português, podem solicitar o visto todos que tenham como comprovar o laço de parentesco e que justifique o acompanhamento, como:

  • Cônjuge;
  • Filhos menores ou incapazes a cargo do casal ou de um dos cônjuges;
  • Menores adotados pelo requerente quando não seja casado, pelo requerente ou pelo cônjuge, por efeito de decisão da autoridade competente do país de origem, desde que a lei desse país reconheça aos adotados direitos e deveres idênticos aos da filiação natural e que a decisão seja reconhecida por Portugal;
  • Filhos maiores, a cargo do casal ou de um dos cônjuges, que sejam solteiros e se encontrem a estudar num estabelecimento de ensino em Portugal;
  • Filhos maiores, a cargo do casal ou de um dos cônjuges, que sejam solteiros e se encontrem a estudar, sempre que o titular do visto tenha AR;
  • Ascendentes na linha reta e em 1º grau do residente ou do seu cônjuge, desde que se encontrem a seu cargo;
  • Irmãos menores, desde que se encontrem sob tutela do residente, de harmonia com decisão proferida pela autoridade competente do país de origem e desde que essa decisão seja reconhecida por Portugal;
  • Parceiro que mantenha, em território nacional ou fora dele, com o cidadão estrangeiro residente um união de facto, devidamente comprovadas nos termos da lei;
  • Filhos solteiros menores ou incapazes, incluindo filhos adotados do parceiro de facto, desde que estes lhe estejam legalmente confiados.
Visto certo para Portugal

Quais os documentos necessários para pedir o visto para acompanhamento familiar em Portugal?

Você já sabe que precisará reunir uma série de documentos para fazer a solicitação do seu visto, não é? 

Além de duas fotografias iguais de tamanho 3×4, atualizadas e em boas condições de identificação, você deverá apresentar:

  • Passaporte ou outro documento de viagem, válido por mais de três meses após a data prevista para o registro;
  • Seguro viagem válido, que permita cobrir as despesas necessárias por razões médicas, incluindo assistência médica urgente e eventual repatriamento ou PB4, emitido pelo Ministério da Saúde;
  • Certificado de registro criminal emitido pela Polícia Federal do país de nacionalidade do requerente ou país que resida há mais de um ano;
  • Carta de intenção com justificativas do motivo da viagem para Portugal.

E não se esqueça! Enviar a documentação corretamente e que atenda a todos os requisitos do Consulado Português é um dos passos essenciais para seu visto não ser negado.

COMO NOSSA ASSESSORIA VAI TE AJUDAR A OBTER O VISTO PARA ACOMPANHAMENTO FAMILIAR?

visto acompanhamento familiar portugal

Assessoramos seu pedido de visto para acompanhamento familiar desde a orientação documental até a solicitação no Consulado português ou empresa por ele indicada.

Temos tudo que você precisa para entrada neste pedido com mais segurança e clareza do que é necessário!

Dentro dessa assessoria estão incluídos os serviços de:

  • Orientação na obtenção e separação dos documentos 
  • Assessoria na organização dos documentos
  • Preenchimento dos formulários
  • Elaboração da carta de motivação
  • Análise por vídeo de toda a documentação que precisará enviar junto com seu pedido
  • Acompanhamento do pedido de visto até a emissão do parecer do Consulado

Você não vai perder a oportunidade de realizar o seu sonho e ainda levar sua família em segurança, certo?

Então, preencha seu formulário aqui e faça seu orçamento!

Neste vídeo que gravei para o meu canal do Youtube, falo qual é o passo a passo para solicitar o visto e porque é tão importante manter a coerência na documentação enviada.

https://youtu.be/OWhwl6-aj9k
Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante? 

Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante? 

foto autor: josh willink/ pexels Resumo: “Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante” deveria ser o topo da…

LER ARTIGO COMPLETO
Oportunidades para profissionais de TI em Portugal

Oportunidades para profissionais de TI em Portugal

Portugal oferece uma combinação única de oportunidades no setor de TI, com um mercado em crescimento e qualidade de vida…

LER ARTIGO COMPLETO
Empreender em Portugal: histórias de mulheres imigrantes

Empreender em Portugal: histórias de mulheres imigrantes

O artigo relata histórias reais de mulheres que empreenderam aqui em Portugal, vindas como imigrante do Brasil e várias dicas…

LER ARTIGO COMPLETO