Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante?
foto autor: josh willink/ pexels Resumo: “Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante” deveria ser o topo da…
Visitar Lisboa em 3 dias é um grande desafio pois a cidade, além de linda, oferece uma vasta opção de locais turísticos, no entanto, uma das coisas mais interessantes é “viver” a cidade, contemplá-la!
A cidade foi praticamente toda reconstruída depois do terremoto em 1755, principalmente a parte da baixa (centro histórico), e hoje é a principal porta de entrada para muitos visitantes da Europa.
A capital de Portugal tem um misto de correria de cidade grande mas, por outro lado, tem ruas incríveis arborizadas convidativas a uma bela caminhada tranquila após o almoço de trabalho.
Neste tópico estão listados alguns pontos imperdíveis: são pequenos roteiros, onde você pode decidir fazer um durante a manhã e outro à tarde, por exemplo.
O mais importante é decidir no dia anterior à visita para não perder tempo. Sem correria, contudo otimizando melhor os dias de visita na cidade.
Vamos lá, embarcar comigo nesta aventura?
1º dia: Fazer a visita completa no Mosteiro dos Jerônimos (lindíssimo, onde estão os memoriais fúnebres de Camões e Vasco da Gama).
De lá, a pé mesmo, siga em direção ao famoso “Pastéis de Belém“, vale a pena um lanchinho por lá e ainda levar para casa alguns pastéis. Bem próximo também é possível conhecer o Centro Cultural de Belém e depois atravessar a avenida em direção à beira do rio Tejo, onde estão os monumentos Padrão dos descobrimentos e a Torre de Belém.
Certamente será um dia bem aproveitado!
2º dia: Aproveite esse dia para visitar a parte mais moderna da cidade. O Parque das Nações (beira do rio Tejo) onde tem o fantástico Oceanário (gasta-se pelo menos uma manhã na visita).
O Oceanário de Lisboa tem o grande aquário central com 4 habitats marinhos. Além disso, tem dois pisos, um terrestre e outro aquático permeando águas frias, tropicais, temperadas remetendo aos diferentes oceanos do planeta.
Ainda na área do Parque das Nações tem a moderna estação de trem Gare do Oriente, principal estação do país e foi construída para servir à expo 98, e posteriormente, o Parque das nações.
Depois disso, tente terminar o dia passeando pelas Docas na beira do rio onde você pode desfrutar dos inúmeros bares e restaurantes.
Se ainda der tempo, ao longo do dia, pode andar no teleférico do Parque das Nações ou fazer compras no shopping Vasco da Gama também na mesma região.
3º dia: Percorrer a baixa, região do Chiado que é o “centrão” da cidade, o bairro histórico, onde pulsa a cidade.
A baixa do Chiado é cheia de praças, grandes avenidas, hotéis, lojas. É onde o turista pode sentir de perto a cidade e o dia a dia.
Ainda nessas região, vale a caminhada na rua Augusta seguindo até o Arco Triunfal da Augusta que faz parte da Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, local que ocupou no passado o palácio dos reis de Portugal e hoje agrega alguns órgãos governamentais.
Ainda tem como ponto turístico o famoso Elevador de Santa Justa, onde no alto tem uma plataforma de observação.
Aqui sugiro mais alguns lugares que você pode trocar pelas sugestões acima ou adicionar, dependendo do tempo que você tenha disponível:
Em suma, o difícil é escolher o que visitar em Lisboa em poucos dias!
Lisboa é rica em cultura, é deliciosa para andar sem pensar em nada. Acima de tudo, é preciso apreciá-la. É reviver os poetas e escritores portugueses em muitas esquinas.
É provar vinho bom e comida boa ao som do Fado! É sentar numa tarde de primavera ou de inverno e sorrir com tanta beleza.
Caso queira saber mais sobre o norte do país, pode ler também sobre o Porto ou Vila Nova de Gaia! Cidades imperdíveis como Lisboa.
Todas as sugestões de restaurantes e locais a visitar, vale a confirmação com antecedência devido às normas do Covid-19.