Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante?
foto autor: josh willink/ pexels Resumo: “Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante” deveria ser o topo da…
Não importa se você mora em Portugal ou se está apenas passeando. Fazer um bate e volta à Sintra, saindo de Lisboa, é um passeio incrível (e que levará o dia inteiro).
Uma das vantagens de morar na Europa é a facilidade de viajar para outras cidades ou, até mesmo, para outros países da União Europeia: há vôos, trens e ônibus que ligam os grandes centros aos principais destinos turisticos.
Em Portugal não poderia ser diferente: a partir de Lisboa (oude outros pontos do país), é possível conhecer várias cidades e vilarejos incríveis, como Cascais, Nazaré, Évora, Coimbra, Óbidos e Sintra.
Neste artigo, vou falar sobre Sintra: uma vila charmosa, localizada na encosta de montanhas e que é conhecida pelos seus famosos castelos e palácios.
Sintra fica localizada a 30 km de Lisboa.
É possível ir até Sintra de carro, trem (aqui chamado de Comboio) ou com algum tour contratado.
Ir de carro a Sintra é recomendado caso a vila seja apenas uma parada, antes de seguir viagem para outro local. Caso contrário, opte por outro meio de transporte. É difícil estacionar e não é mais permitido ir de carro até o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.
Na minha opinião, ir a Sintra de comboio tem o melhor custo x benefício. O trem parte da estação ferroviária do Rossio, que é a mais central da cidade, a viagem leva em torno de 50 minutos e custa 2,25 euros. Perfeito para um bate e volta né?
A estação de Sintra fica bem próxima à vila e é possível chegar até lá a pé. Além disso, há 2 linhas de ônibus turísticos que te levam às principais atrações da cidade. Por isso, lá o carro é certamente dispensável.
Em Sintra, há 2 linhas de ônibus que facilitam a vida do turista: as linhas 434 – Castelo da Pena e 435 – Villa Express 4 Palácios.
Estas linhas operam no esquema Hop-on Hop-off, ou seja, você compra o ticket e pode subir e descer em todos os pontos de parada para visitar os pontos turísticos de sua preferência.
Veja a seguir os itinerários de cada linha.
Os horários de saída dos ônibus podem ser consultados aqui e aqui.
Como eu disse anteriormente, para conhecer a Vila de Sintra, com suas lojinhas e restaurantes charmosos, basta uma rápida caminhada a pé a partir da estação de trem. A vila fica no entorno do Palácio Nacional.
Para conhecer Sintra em 1 dia você precisará chegar cedinho na cidade, principalmente se estiver no verão, quando o número de turistas deixa tudo mais cheio e com filas.
Os castelos/palácios mais famosos de Sintra são o Palácio da Pena (que é o cartão postal de lá e fica no ponto mais alto da cidade), o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira.
Além dos mais famosos, há outros que valem a visita: Palácio de Monserrate, Palácio Nacional de Sintra e Palácio de Seteais.
O Palácio de Queluz fica no caminho entre Lisboa e Sintra e, por isso, você só conseguirá visitá-lo se estiver de carro e se tiver mais de 1 dia.
Não deixe de fazer uma parada na Casa Piriquita, uma doceria fundada em 1862, famosa pelos travesseiros de Sintra e pela queijadinha e que é verdadeira atração para os turistas.
Tente separar um tempinho para passear sem rumo pelo centro histórico de Sintra e visitar suas lojinhas e restaurantes que são um charme só.
Esta missão eu vou deixar para o Ricardo Freire do blog Viaje na Viagem, que é especialista em fazer roteiros perfeitos para os viajantes.
A sugestão dele é a seguinte:
Para saber mais, leia aqui.
Sintra pode ser visitada em qualquer época do ano.
Em geral, os meses mais quentes são Julho, Agosto, Setembro e Outubro, sendo que Julho e Agosto são os meses mais cheios de turistas e também os meses com períodos secos, sem chuvas.
Os meses mais frios são Janeiro, Fevereiro e Março. Chove mais em Novembro e Dezembro.
Agora que você já sabe quais são as principais variações do clima em Sintra, já pode escolher quando visitará esta vila incrível.
Até a próxima,