Edilene Candido
Edilene Candido

Sintra: um bate e volta sob medida a partir de Lisboa

Sintra: um bate e volta sob medida a partir de Lisboa

Não importa se você mora em Portugal ou se está apenas passeando. Fazer um bate e volta à Sintra, saindo de Lisboa, é um passeio incrível (e que levará o dia inteiro).

Uma das vantagens de morar na Europa é a facilidade de viajar para outras cidades ou, até mesmo, para outros países da União Europeia: há vôos, trens e ônibus que ligam os grandes centros aos principais destinos turisticos.

Em Portugal não poderia ser diferente: a partir de Lisboa (oude outros pontos do país), é possível conhecer várias cidades e vilarejos incríveis, como Cascais, Nazaré, Évora, Coimbra, Óbidos e Sintra.

Neste artigo, vou falar sobre Sintra: uma vila charmosa, localizada na encosta de montanhas e que é conhecida pelos seus famosos castelos e palácios.

Como chegar em Sintra

Estação Comboio Rossio

Sintra fica localizada a 30 km de Lisboa.

É possível ir até Sintra de carro, trem (aqui chamado de Comboio) ou com algum tour contratado.

Ir de carro a Sintra é recomendado caso a vila seja apenas uma parada, antes de seguir viagem para outro local. Caso contrário, opte por outro meio de transporte. É difícil estacionar e não é mais permitido ir de carro até o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.

Na minha opinião, ir a Sintra de comboio tem o melhor custo x benefício. O trem parte da estação ferroviária do Rossio, que é a mais central da cidade, a viagem leva em torno de 50 minutos e custa 2,25 euros. Perfeito para um bate e volta né?

A estação de Sintra fica bem próxima à vila e é possível chegar até lá a pé. Além disso, há 2 linhas de ônibus turísticos que te levam às principais atrações da cidade. Por isso, lá o carro é certamente dispensável.

Como passear entre os pontos turísticos de Sintra

Em Sintra, há 2 linhas de ônibus que facilitam a vida do turista: as linhas 434 – Castelo da Pena e 435 – Villa Express 4 Palácios.

Estas linhas operam no esquema Hop-on Hop-off, ou seja, você compra o ticket e pode subir e descer em todos os pontos de parada para visitar os pontos turísticos de sua preferência.

Veja a seguir os itinerários de cada linha.

Itinerário do Ônibus 434 – Castelo da Pena
Itinerário do Ônibus 435 – Villa Express 4 Palácios

Os horários de saída dos ônibus podem ser consultados aqui e aqui.

Como eu disse anteriormente, para conhecer a Vila de Sintra, com suas lojinhas e restaurantes charmosos, basta uma rápida caminhada a pé a partir da estação de trem. A vila fica no entorno do Palácio Nacional.

O que fazer em Sintra

Pontos Turísticos Sintra
No sentido horário: Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Palácio de Queluz

Para conhecer Sintra em 1 dia você precisará chegar cedinho na cidade, principalmente se estiver no verão, quando o número de turistas deixa tudo mais cheio e com filas.

Os castelos/palácios mais famosos de Sintra são o Palácio da Pena (que é o cartão postal de lá e fica no ponto mais alto da cidade), o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira.

Além dos mais famosos, há outros que valem a visita: Palácio de Monserrate, Palácio Nacional de Sintra e Palácio de Seteais.

O Palácio de Queluz fica no caminho entre Lisboa e Sintra e, por isso, você só conseguirá visitá-lo se estiver de carro e se tiver mais de 1 dia.

Não deixe de fazer uma parada na Casa Piriquita, uma doceria fundada em 1862, famosa pelos travesseiros de Sintra e pela queijadinha e que é verdadeira atração para os turistas.

Tente separar um tempinho para passear sem rumo pelo centro histórico de Sintra e visitar suas lojinhas e restaurantes que são um charme só.

Como montar um roteiro de 1 dia

centro histórico Sintra

Esta missão eu vou deixar para o Ricardo Freire do blog Viaje na Viagem, que é especialista em fazer roteiros perfeitos para os viajantes.

A sugestão dele é a seguinte:

  • Pegue o ônibus 434 Circuito da Pena na estação de trem (o primeiro do dia sai às 9h15)
  • Salte na terceira parada, Castelo dos Mouros
  • Suba de novo no 434 e suba até a parada seguinte, Palácio da Pena
  • Volte com o 434 até a parada Newsmuseum, e engane o estômago com uma queijada ou travesseiro de Sintra
  • Visite o Palácio da Vila ali mesmo no centrinho
  • Suba com o ônibus 435 Villa Express 4 Palácios (uma parada) ou caminhe 15 minutos (metade do percurso, ladeira acima) até a Quinta da Regaleira. Aproveite para fazer um lanche na cafeteria
  • Volte à estação de trem, a pé (25 minutos, em declive ou no plano) ou com o ônibus 435.

Para saber mais, leia aqui.

assessoria para emissão de visto portugal

Melhor época do ano para visitar Sintra

Sintra pode ser visitada em qualquer época do ano.

Em geral, os meses mais quentes são Julho, Agosto, Setembro e Outubro, sendo que Julho e Agosto são os meses mais cheios de turistas e também os meses com períodos secos, sem chuvas.

Os meses mais frios são Janeiro, Fevereiro e Março. Chove mais em Novembro e Dezembro.

Agora que você já sabe quais são as principais variações do clima em Sintra, já pode escolher quando visitará esta vila incrível.

Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Ao se mudar para outro país, você irá se adaptar a uma nova cultura e jeito de viver. Um dos…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Você sabea diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia? Ao chegar em Portugal, nos deparamos com muitos nomes diferentes. Leia e…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferenças entre as regiões de Portugal

Diferenças entre as regiões de Portugal

Morar em Portugal é viver na companhia de uma grande riqueza cultural. Em cada cantinho do país existem inúmeras tradições…

LER ARTIGO COMPLETO