Edilene Candido
Edilene Candido

Saiba tudo sobre o custo de vida em Portugal

Saiba tudo sobre o custo de vida em Portugal

Se você está se organizando para mudar de país, você deve incluir no seu planejamento todas as informações sobre o custo de vida em Portugal! O que é mais em conta e o que é mais caro em Portugal? É sobre isso que falaremos neste post.

O custo de vida em Portugal pode variar conforme a região escolhida para morar, o estilo de vida que você quer ter e a quantidade de pessoas na família.

No entanto, de forma geral, viver no país lusitano é mais barato do que em outras localidades da Europa. Os custos que mais pesam no orçamento são habitação, alimentação, serviços essenciais, transporte, saúde e lazer.

Índice do post:

Salários em Portugal

Não dá para falarmos de custos sem primeiro comentar sobre os valores dos salários pagos aos trabalhadores em Portugal.

O salário mínimo foi atualizado em janeiro de 2023 para 760 euros. O aumento foi de 7,8%, em relação ao ano anterior, que representou um incremento de 55 euros no montante.

Já um salário médio pago aos profissionais, está na faixa de 1350 euros, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Ou seja, menos do que 2 salários mínimos.

Claro que esta é uma média e há profissões em que o salário é maior do que esse, mas também há uma grande parcela da população que ganha o ordenado mínimo.

O que quero chamar atenção é que há bastante diferença entre os salários do Brasil e de Portugal.

Então, se você se manterá em Portugal com o salário daqui, sugiro fazer uma pesquisa nos sites de agências de emprego para entender a faixa salarial para sua função ou para as funções que pretende exercer.

Custo da habitação em Portugal

Os preços de arrendamento (aluguel) ou compra de imóveis são considerados altos, principalmente em áreas urbanas populares, como Lisboa e Porto. Muitos fatores podem impactar no valor do imóvel, como proximidade com comércios e escolas, além do tamanho e estado geral de conservação da moradia.

Então, você já deve colocar no papel que a habitação será uma das coisas mais caras que você pagará em Portugal.

Por exemplo, o aluguel dos imóveis podem custar em torno de 13,1 euros o metro quadrado no Porto. Se fizermos as contas, um apartamento de apenas um quarto, aqui chamado de T1, pode chegar ao preço de 748 euros mensalmente.

Se você está em dúvida sobre comprar ou arrendar um imóvel em Portugal, veja este vídeo que gravei para o meu Canal do Youtube.

Custo da alimentação em Portugal

Já em relação à alimentação, os custos podem ser mais aceitáveis, mas com a Guerra da Ucrânia houve um aumento significativo.

Os supermercados oferecem uma variedade de opções e preços. Isso permite que as pessoas escolham entre marcas mais caras ou mais em conta.

Uma pesquisa da DECO PROTESTE indico que na primeira semana de 2023, o preço do cabaz alimentar com 63 produtos era de 219,40 euros e nas semanas seguintes a tendência foi de aumentos consecutivos, com esta cesta de alimentos atingindo um valor recorde de 234,84 euros a 15 de março.  

Como não se vive apenas dos alimentos essenciais, tem-se que ter em conta sempre outros produtos.

Agora, quando se trata de alimentos básicos, como pão, leite, frutas, legumes e alguns tipos de carnes, continua acessível, mas tudo depende do tamanho da família.

Digamos que você gastaria, pelo menos, 300 euros para fazer compras para duas pessoas por mês, então, anota aí.

Mas, quando falamos de refeições feitas fora de casa, os valores podem variar, também, conforme a localização e porte do restaurante, como uma lanchonete simples ou luxuosos pontos turísticos.

Custo do transporte em Portugal

Outro ponto que irá impactar no orçamento mensal, mas não de forma intensa, é o transporte público em Portugal. O sistema de transporte contempla metrô, ônibus e trens, e ainda oferece tarifas baixas, especialmente em áreas urbanas.

Uma passagem de ônibus em Lisboa pode custar a partir de 1 euro, por exemplo. Enquanto isso, a tarifa para utilizar o metrô a partir de 1,47 euro.

Mas, cidades como Porto e Lisboa podem contar ainda com bilhetes mensais que custam entre 30€ e 40€.

Custo do lazer em Portugal

Na minha opinião, este é o custo fácil de ser administrado, mas é fácil se divertir e passear aqui com pouco dinheiro. Basta saber escolher!

Portugal oferece uma ampla variedade de atividades culturais e recreativas, e se você optar por ir a todos os eventos e visitar todos os pontos turísticos, por exemplo, no final, a conta pode ficar grande.

Mas, existem muitos locais históricos, museus, praias e eventos culturais que podem ser aproveitados sem gastar muito ou nenhum dinheiro, alguns são inclusive gratuitos e ao ar livre.

Tem opção para todos os bolsos, gostos e muita atividade ao ar livre, que podem ser aproveitadas principalmente na primavera e no verão.

Agora, certamente, no verão o seu custo vai aumentar porque sua vontade de passear, comer, beber e estar nas ruas, será muito maior.

Outros gastos mensais

Outros gastos mensais que você terá vivendo em Portugal são energia, gás e fornecimento de água. Todos esses serviços juntos podem custar uma média de 100 euros a depender da composição familiar.

Se optar por fazer um seguro saúde, pode ter um custo variável aproximado de 15 a 70 euros, para duas pessoas.

E ainda tem internet, celular e TV, que podem custar em torno de 60 euros a depender do plano escolhido e quantidade de dados móveis.

Para te ajudar no seu planejamento financeiro da mudança, preparei um Kit de Planejamento Migratório, que tem como bônus uma planilha que vai te ajudar a saber quanto você precisará ter de recurso para fazer uma imigração segura e consciente.

Você ainda tem dúvidas sobre como é viver em Portugal? Comente abaixo!

Até a próxima,

Edilene Gualberto.


Você também pode gostar

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Ao se mudar para outro país, você irá se adaptar a uma nova cultura e jeito de viver. Um dos…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Você sabea diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia? Ao chegar em Portugal, nos deparamos com muitos nomes diferentes. Leia e…

LER ARTIGO COMPLETO
Volta às aulas: saiba tudo sobre a matrícula escolar e o ano letivo em Portugal

Volta às aulas: saiba tudo sobre a matrícula escolar e o ano letivo em Portugal

O ano letivo português é diferente do Brasil. Vem saber mais sobre matrícula e ano letivo nas escolas de Portugal.

LER ARTIGO COMPLETO