Edilene Candido
Edilene Candido

10 passeios para fazer com as crianças em Portugal no verão

10 passeios para fazer com as crianças em Portugal no verão

Se você ainda não sabe o que fazer com as crianças nas férias escolares de verão, listei aqui 10 passeios bem legais para fazer em Portugal.

Alguns destes passeios já fiz com meus filhos e eles adoraram! Tem opções para todos os gostos e bolsos.

E se você está no Brasil, aproveite o verão para conhecer Portugal e inclua estes passeios no seu roteiro.

Espero que tenha dias incríveis de diversão com estas dicas!

Índice do post:

Verão em Portugal

O verão é a época mais quente em Portugal. A estação começa no dia 21 de junho e encerra no dia 23 de setembro. Os dias ficam mais longos e o pôr do sol em diversos lugares é um espetáculo.

Isso faz com que, tanto moradores quanto turistas, tenham mais opções de lazer e passeio por todo o país, sejam praias, montanhas ou centros históricos.

Você pode ir de carro ou de trem para várias cidades diferentes em poucas horas. É só fazer o cálculo do custo-benefício do transporte e escolher a melhor opção para você e sua família!

Se você vem aqui para passear nessa época, traga roupas leves, como short, camisetas e vestidos. Mas não esqueça de colocar na mala também algum casaco para passear à noite (o vento é algo muito característico do país, principalmente, próximo do mar). Veja a região que estiver visitando!

1 – Parques Públicos

Uma ótima opção de passeio com as crianças é conhecer os parques de Portugal e aproveitar pra fazer um belo e gostoso piquenique. As crianças adoram este tipo de passeio.

Entre alguns locais interessantes, deixo as seguintes sugestões: Parque Terra Nostra nos Açores, Parque e Palácio de Monserrate em Sintra e Miradouro São Pedro de Alcântara em Lisboa.

2 – Piscinas Públicas

As piscinas públicas são ótimas para se refrescar nos dias de calor.

Além de gratuitas ou com preços acessíveis, existem modelos para todos os gostos, como de grandes dimensões ou não, e com atrações paralelas (com escorregas, por exemplo, como chamam aqui os escorregadores). Eu já visitei a de Esposende e das Marés, em Matosinhos.

Outras opções são as Piscinas Municipais de Aljustrel, de Alpiarça, de Belmonte, de Castelo Branco e de Carrazeda de Ansiães.

Consulta sua região porque, certamente, tem piscinas públicas abertas no verão.

3 – Parque Aquático

A adrenalina de passear em um parque aquático é diferenciada! Não só espanta o calor, mas diverte toda a família. As crianças gastam toda a energia pulando de piscina em piscina e descendo os escorregas.

Os dias no parque aquático costumam ser muito divertidos. Não deixe de ir, porque é um dos passeios que conseguimos fazer com as crianças só no verão em Portugal.

Entre os que já fomos e adoramos estão o Magikland e o Parque Aquático Amarante. O Magikland recomendo para crianças até uns 12 anos. Os maiores já não têm muitas opções para fazer.

Além destes, você pode escolher entre o Aqualand Algarve, Aquaparque Madeira e Aquashow Park.

4 – Parque temático

Os parques temáticos, mesmo sem água, são tão divertidos quanto!

O Pena Aventura Park é um local onde você poderá explorar a natureza e encarar vários desafios.

E quem disse que não teria um dinossauro? O Dino Parque Lourinhã é o maior parque de dinossauros de todo o país. As crianças menores ficam eufóricas com os dinos.

E para fechar as sugestões temáticas está o Parque Temático Madeira, onde você poderá conhecer a culinária, o artesanato, passear no jardim e as casas típicas de Santana.

Nós visitamos a Ilha da Madeira no inverno, mas já estamos ansiosos para programar uma viagem para lá no verão.

5 – Praias

O que acha de dar uma passadinha na praia também?

Se você é brasileiro e está acostumado com as águas quentinhas do Brasil, já te aviso que aqui a água do mar é bem mais fria. Só no verão mesmo para se arriscar e nem todas regiões conseguimos tomar um banho de mar!

Aqui deixo algumas sugestões de praias consideradas maravilhosas no país e que você deveria conhecer:

  • Praia do Baleal (Peniche)
  • Praia de Galapos (Setúbal)
  • Praia da Bordeira (Aljezur)
  • Praia da Rocha (Portimão)
  • Praia do Porto Santo (Madeira)
  • Praia da Vinha da Areia (Açores)
  • Praia do Senhor da Pedra (Vila Nova de Gaia)

6 – Outros países

Já disse aqui que é possível fazer vários passeios tanto de carro quanto de trem, não é? E isso inclui conhecer outros países.

A Espanha, por exemplo, faz fronteira com Portugal e em poucas horas, mesmo de carro, você consegue conhecer o país vizinho e comer umas tapas.

Mas existem outros que rodeiam o território lusitano e são ótimas opções para conhecer como França, Marrocos, Suíça, Bélgica, Alemanha, entre outros.

Se optar por viajar de avião, melhor ainda. Com as companhias aéreas low-cost, viajar dentro do território europeu é bem mais fácil (e econômico).

7 – Práticas esportivas

Portugal concentra uma variedade enorme de complexos esportivos para a prática de várias modalidades. Cada um oferece uma estrutura específica.

Por aqui você poderá encontrar unidades para praticar ciclismo, badminton, hipismo, atletismo, tênis, rúgbi, tiro com arco, golf, futebol, basquete, escalada, canoagem, judô, taekwondo, natação, entre vários outros.

Pesquise na cidade em que estiver as opções!

8 – Acampamento

E quem não gosta de acampar?

Um dos passeios mais legais para fazer com as crianças em Portugal no verão é passar alguns dias em um acampamento.

Dormir em barracas, ter contato com a natureza, viver uma experiência diferente do que já vivemos durante o dia a dia, o que pode ser revigorante para toda a família. É um tipo de passeio que rende histórias divertidas que serão lembradas por muito tempo.

Então, aqui estão algumas sugestões para você conhecer: Camping Toca da Raposa, Coimbra Camping, Parque de Campismo de Idanha-a-Nova e Ericeia Camping & Bungalows.

Aqui em casa já estivemos no Turiscampo Camping Club no Algarve e Camping Ohai Nazaré em Nazaré.

9 – Zoológico

Se seus filhos adoram animais, os zoológicos não podem faltar na lista de atividades para fazer durante as férias!

Alguns possuem mais de 2 mil animais, com cerca de 300 espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

Já estivemos no Zoo Santo Inácio e foi um passeio muito bacana. Só não podemos comparar com grandes zoologicos, como o que tem em São Paulo/BR, por exemplo. Uma estrutura menor, com menos animais, mas bem conservado e várias espécies.

Confira onde ir: Jardim Zoológico de Lisboa (Lisbon Zoo), Zoo Lagos e Badoca Safari Park.

10 – Museu

Portugal já exalta cultura e história em todos os cantos, mas não dá para recusar uma ida ao museu, não é?

Os museus mais antigos são apenas expositivos e os mais modernos oferecem inclusive experiências interativas. Tudo isso para que você mergulhe de cabeça na história!

Entre os locais mais recomendados estão:

Mas atenção! Antes de se deslocar até estes lugares, verifique o horário de funcionamento, valor dos ingressos e se estão funcionando/abertos.

No meu perfil do Instagram, fiz um post com os países que você pode visitar de carro, saindo de Portugal. Acesse aqui.

Desejo que suas férias sejam ótimas e cheias de diversão! E na volta, me conte como foi conhecer mais sobre Portugal!

Se você quer saber mais curiosidades sobre a vida em Portugal, vem ver esse vídeo que gravei para o Canal do Youtube, respondendo perguntas dos seguidores sobre o país.

Até a próxima,

Edilene Gualberto.


Você também pode gostar

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Ao se mudar para outro país, você irá se adaptar a uma nova cultura e jeito de viver. Um dos…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Você sabea diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia? Ao chegar em Portugal, nos deparamos com muitos nomes diferentes. Leia e…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferenças entre as regiões de Portugal

Diferenças entre as regiões de Portugal

Morar em Portugal é viver na companhia de uma grande riqueza cultural. Em cada cantinho do país existem inúmeras tradições…

LER ARTIGO COMPLETO