Edilene Candido
Edilene Candido

Onde morar perto do Porto em Portugal: 5 cidades para colocar na sua lista

Onde morar perto do Porto em Portugal: 5 cidades para colocar na sua lista

Difícil não se apaixonar pela cidade do Porto em Portugal, não é? Se você sonha em morar naquela região, conheça 5 lugares bem legais perto do Porto que são uma ótima opção para se viver.

Por ser uma cidade grande (considerada a segunda maior do país), morar nela pode se tornar inviável para algumas pessoas, por causa da alta procura pelos imóveis, aluguéis mais caros, maior concorrência pelas ofertas de emprego, custo de vida mais alto etc. 

Por isso, escolher alguma cidade nos arredores, ainda dentro do Distrito do Porto, é uma excelente opção. Foi o que eu fiz quando vim morar em Portugal. 

Veja, neste post, 5 cidades no norte do país bem legais para colocar na sua lista.

Matosinhos

morar perto do porto portugal

Esta cidade litorânea está localizada a cerca de 10 km de carro e 30 min de distância de metrô da Cidade do Porto.

A cidade possui aproximadamente 175.000 habitantes e é famosa pela boa qualidade de vida de quem mora lá, ou seja, é uma ótima opção para quem vai morar em Portugal e quer estar perto do Porto.

Em Matosinhos, está localizado o segundo maior porto artificial de Portugal – o Porto de Leixões e a praia mais próxima da Cidade do Porto. 

Apesar do mar congelante, é comum ver surfistas e turistas aproveitando, principalmente, os dias de sol do verão. 

Além disso, por estar próxima à Cidade do Porto, as opções de lazer e emprego são maiores. Mas nada impede que, de vez em quando, você dê uma esticadinha até lá. Tem excelentes opções de transporte público com muitas opções de ônibus (autocarro) e metrô.

Apesar de não ser um grande centro, o custo de vida (principalmente aluguel) costuma ser alto porque é uma cidade considerada de médio a alto padrão, muito perto da Cidade do Porto, litorânea, com metrô em toda a cidade, imóveis de melhor padrão, enfim, diversas coisas que tornam o custo mais alto.

Vila Nova de Gaia

morar perto do porto portugal

O que separa Vila Nova de Gaia do Porto é o Rio Douro. 

Gaia (como é mais conhecida) fica do outro lado da margem do rio e é ligada ao Porto pelas 6 famosas pontes que são o cartão postal da região. 

Vila Nova de Gaia é a cidade com o maior número de habitantes da região metropolitana do Porto. São aproxidamente 300 mil pessoas vivendo lá. 

Os preços são parecidos com os da Cidade do Porto, mas o valor dos aluguéis tendem a ser um pouco mais baixo. O principal motivo é que muitos imóveis no Porto são destinados às estadias temporárias para os turistas e, com isso, a oferta é menor do que em Gaia. Além, claro, da cidade do Porto ser a considerada o coração econômico e cultural do Distrito que também leva seu nome.

alugar imóvel em Portugal

E não pense que Gaia funciona apenas como uma cidade dormitório para quem está na região do Porto. 

O concelho tem vida própria e ótima infraestrutura, com serviços públicos de qualidade, shoppings, praças e praias. Além disso, Gaia é um polo de escritórios e possui áreas mais industriais e, portanto, tem boas ofertas de emprego. 

Possui também bons acessos à transporte público, com metrô e autocarro nas regiões mais centrais, estações de trem (comboio) e ônibus de empresas privadas (camionetas) nas freguesias mais distantes da cidade.

Não podemos esquecer que em Gaia também as famosas caves de vinhos do Porto situadas pelo Cais de Gaia, que é um passeio imperdível para moradores ou turístas.

Maia

morar perto do porto portugal

Maia está localizada a apenas 10 km do Porto e há uma linha de metrô que te leva da Maia ao Porto em poucos minutos, além de diversas opções de ônibus (autocarros). Assim fica fácil, né?

É por isso que ela é uma excelente opção para quem quer trabalhar, estudar e turistar no Porto, aproveitando as vantagens do custo de vida um pouco mais baixo e da tranquilidade da Maia.

A cidade tem uma população estimada em 140 mil habitantes, aproximadamente. 

Um dos grandes destaques do município é a segurança, motivo pelo qual muitas pessoas escolhem Maia para morar.

A principal atividade econômica é a indústria. Lá fica o maior parque industrial da Região Metropolitana do Porto,  por isso a oferta de emprego é significativa. 

Há 2 universidades privadas na cidade: o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e o Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA).

O Aeroporto do Porto (OPO), chamado oficialmente de Aeroporto Francisco Sá Carneiro, fica localizado na Maia e opera com opções de vôos para vários destinos nacionais e internacionais.

Gondomar

Gondomar

Gondomar é mais uma cidade que se tornou uma excelente opção para quem quer fugir do burburinho turístico do Porto, mas ainda estar perto dali. Ela está localizada a apenas 8 km de distância do Porto e possui cerca de 170 mil habitantes.

É uma cidade tranquila e segura. Possui comboio (trem) e metrô e há mais ofertas de imóvel, com valor acessível em algumas freguesias, quando comparado com Porto e outras cidades maiores.

Além disso, já foi eleita como cidade europeia do desporto, em 2017. Isto significa que não faltarão opções de equipamentos públicos e locais para prática de esportes. Ao todo são:

  • 7 piscinas municipais;
  • 17 campos de futebol;
  • 4 quadras de tênis;
  • 5 academias;
  • 1 centro de alto rendimento de desporto náutico;
  • 17 pavilhões municipais e gimnodesportivos.

A cidade também possui diversas praias fluviais, que garantem a diversão dos moradores e turistas no verão. As mais famosas são: Praia da Lomba, Praia de Zebreiros e Praia de Melres.

Vila do Conde 

morar perto do porto portugal

Vila do Conde está localizada a 30 km do Porto e possui em torno de 80 mil habitantes. 

É possível chegar à cidade do Porto de metrô, entretanto, a viagem é um pouco mais demorada – cerca de 1 hora e 25 minutos. De carro, o trajeto pode ser feito em 40 minutos. 

Considero importante ter carro para morar nesta cidade. O metrô está afastado das zonas residenciais e as opções de autocarro são poucas.

Apesar de ser uma cidade de porte médio, o turismo faz com que o valor dos aluguéis seja um pouco mais alto do que outras cidades do interior, mas ainda assim tende a ser mais em conta do que Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, por exemplo. 

Muitas pessoas optam por morar na Vila do Conde e trabalhar no Porto. 

A principal opção de lazer são as praias, mas não é a única. Na Vila do Conde há um Teatro Municipal e o cineclube, além do Vila do Conde Porto Fashion Outlet para quem adora fazer umas comprinhas. 

Gostou destas cidades para morar perto do Porto em Portugal?

Se você precisa de ajuda para escolher onde morar em Portugal e alugar um imóvel, conheça o meu serviço de assessoria jurídico imobiliária, acessando aqui. Você chegará em Portugal já com um imóvel arrendado e os principais serviços (água, energia, internet) contratados. Tudo pronto pra você morar. 

Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

O artigo trabalhar em Portugal vai te ajudar a conhecer todas as etapas de preparação, desde o visto até dicas…

LER ARTIGO COMPLETO
Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Neste artigo você vai encontrar toda ajuda que precisa para ter um verão bem planejado, aproveitando tudo do melhor que…

LER ARTIGO COMPLETO
Sistema de saúde em Portugal: entenda como funciona

Sistema de saúde em Portugal: entenda como funciona

imagem como duas pessoas vestidas com roupas de hospital

LER ARTIGO COMPLETO