Edilene Candido
Edilene Candido

Qual é a melhor época para se mudar para Portugal?

Qual é a melhor época para se mudar para Portugal?

Antes de mais nada, quero te dizer que a escolha da melhor época para se mudar para Portugal varia de caso a caso e depende das preferências de cada um.

Como eu já acompanhei centenas de famílias que migraram para Portugal, sei quais são as vantagens e desvantagens de chegar em um país novo em cada época do ano.

A escolha da época em que a mudança ocorrerá é parte importante do planejamento migratório. Também é essencial para alinhar as expectativas do que encontrará no novo país quando chegar.

Em geral, o período de férias do Brasil ou de Portugal são as épocas em que Portugal recebe mais imigrantes brasileiros, mas há outras opções além destas.

Neste post, vou explicar os prós e contras de se mudar no inverno ou no verão e quais meses eu recomendo.

Mas, atenção! Fazer um bom planejamento é essencial para que sua mudança seja segura e responsável.

Mudar para Portugal no verão

mudar para Portugal no verão

O verão em Portugal começa em 21 de junho e termina em 23 de setembro.

Esta é a época preferida dos brasileiros que estão de mudança, porque é mais fácil se adaptar com o clima.

Além disso, o ano letivo em Portugal começa em Setembro. Então, está é uma ótima época para quem tem filhos, pois eles já podem frequentar as aulas desde os primeiros dias de aula.

Porém, nesta época, é quando ocorre o período mais longo das férias escolares na Europa, não só em Portugal.

Os países ficam lotados, seja com turistas ou com a própria população que está curtindo as férias escolares e o calor do verão.

Por isso, também é mais difícil contratar alguns serviços, pois muitas pessoas tiram férias neste período, deixando qualquer negociação mais lenta por aqui.

Há também uma redução significativa na oferta de imóveis para arrendamento. Além do aumento na quantidade de imigrantes chegando no verão, há muitos proprietários que alugam seus imóveis para temporada no Airbnb ou Booking, por exemplo.

Então, se encontrar um imóvel para arrendar em Portugal já não é tarefa fácil, no verão fica ainda mais difícil.

alugar imóvel em Portugal

Portanto, caso opte pela mudança no verão, tenha em mente que o clima em Portugal será de férias, enquanto que você estará em clima de mudança, tentando organizar a vida por aqui.

Mudar para Portugal no inverno

mudar para Portugal no inverno

O inverno em Portugal começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março do ano seguinte.

No inverno, as férias escolares em Portugal são de apenas 15 dias, no período do Natal e Ano Novo.

Ao contrário do que ocorre no verão, no inverno o país está mais vazio e poucas pessoas estão de férias. Por isso, fica mais fácil organizar a vida ao chegar.

A adaptação com o clima é um pouco mais penosa, já que no Brasil não enfrentamos dias de inverno tão rigorosos como aqui na Europa, ainda que Portugal tenha temperaturas mais amenas que outros países.

Também é um período bastante procurado por brasileiros com filhos, pois é a época em que as crianças estão concluindo o ano letivo no Brasil e as férias são mais longas.

Logo, haverá bastante procura pelos serviços de assessoria migratória para brasileiros e também pela assessoria imobiliária e escolar.

Caso opte por fazer sua mudança no inverno e quiser contratar meus serviços de assessoria, sugiro entrar em contato com antecedência para garantir que haverá disponibilidade de atendimento.

Época em que recomendo mudar para Portugal

época para mudar para Portugal

Pela minha experiência no atendimento a centenas de famílias e morando em Portugal há quase 4 anos, sugiro programar a mudança paraos meses de fevereiro a maio.

Estes meses estão fora do período de férias do Brasil e de Portugal, e por isto tem menos procura por serviços e imóveis.

Há poucas pessoas de férias, as temperaturas são mais amenas e é provável que sua mudança e adaptação sejam mais tranquilas.

Outra opção é 2ª quinzena de outubro e a 1ª quinzena de dezembro. Apesar de ser um período mais curto, pode ser uma alternativa razoável, pois a imigração do verão já acabou e as famílias que se planejaram para mudar no inverno ainda não chegaram.

Agora é analisar dentro do seu contexto, da sua família e suas necessidades qual a melhor época para realizar o grande sonho da sua vida!

Neste vídeo que gravei para o Canal Posso te Mostrar, falamos sobre a realidade em Portugal: aluguéis altos, escolas sem vagas, problemas na saúde e lentidão no SEF. Por isso, se planejar é fundamental para fazer uma imigração com segurança e responsabilidade. Conte com a minha assessoria neste processo.

Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

O artigo trabalhar em Portugal vai te ajudar a conhecer todas as etapas de preparação, desde o visto até dicas…

LER ARTIGO COMPLETO
Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Neste artigo você vai encontrar toda ajuda que precisa para ter um verão bem planejado, aproveitando tudo do melhor que…

LER ARTIGO COMPLETO
Comprar casa em Portugal: passo a passo para brasileiros

Comprar casa em Portugal: passo a passo para brasileiros

O artigo mostra com detalhes o passo a passo para quem tem interesse em comprar casa em Portugal, desde a…

LER ARTIGO COMPLETO