Edilene Candido
Edilene Candido

Livraria Lello: um pequeno ponto da história no Porto

Livraria Lello: um pequeno ponto da história no Porto

Mais um post sobre turismo deste cidade que eu tanto amo e escolhi para morar! Hoje sobre a famora Livraria Lello no Porto, conhecida como a livraria mais bonita do mundo.

Como sabemos o Porto possui muitos lugares para visitar, todo dia descobrimos coisas novas e interessantes que existem nessa linda cidade. Tanto igrejas, ruas com historias, restaurantes e até livrarias.

É um apaixonado por história e literatura? Então, você precisa conhecer a Livraria Lello no Porto.

O Porto também é muito famoso por suas tradicionais Francesinhas. Conhece? Clique aqui e entenda tudo sobre este prato que eu, particularmente, adorooo!

História da Livraria

Há mais de um século que a Livraria Lello tem sido uma importante vitrine da literatura portuguesa, tanto a nível nacional como internacional, ajudando a exportar a literatura portuguesa para o resto do mundo.

O edifício da Livraria Lello foi construído em 1906, pelo engenheiro Xavier Esteves. Tinha um gosto particular pela literatura, e essa afinidade ficou marcada em sua construção.

Do interior da Livraria Lello, é impossível não apreciar o imponente teto. Este teto ilude quem o aprecia, pois o que parece madeira talhada é, na realidade, gesso pintado, técnica que foi também utilizada nos ornamentos da escada.

No emblemático vitral, uma estrutura em vidro com 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, pode-se ler “Decus in Labore”, que significa “Dignidade no Trabalho” e lembra a regra de ouro da casa.

Em 2017 passou por um rigoroso processo de restauro, que procurou manter intacta sua beleza.

As escadarias da Lello também são conhecidas por que dizem que foi a inspiração da livraria onde Harry Potter conheceu Gilderoy Lockhart no livro “Harry Potter e a câmera dos segredos”, já que J.K. Rowling chegou a morar na cidade do Porto. Falo um pouco mais a seguir.

Porque associar a Livraria Lello à Harry Potter

Considerada por diversas vezes como uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Livraria Lello já serviu de inspiração a escritores e artistas, entre os quais se conta a autora de Harry Potter, J. K. Rowling. Dizem que ela foi frequentadora assídua do espaço durante a temporada em que viveu no Porto, e foi na linda escadaria de madeira da Lello que se inspirou para criar as escadas de Hogwarts que se moviam de um lado para o outro e levavam os alunos a zonas do castelo onde não deveriam estar.

Dizem ainda que foi por isso que a livraria portuense foi o local escolhido para receber o lançamento de Harry Potter and The Cursed Child. É impossível dissociar este local da obra de feitiçarias mais famosa de todos os tempos.

Tal informação já foi desmentida pela escritora em suas redes sociais, mas se foi um storytelling criado pelo livraria, não podemos afirmar.

O que você precisa saber sobre ela

Deixo abaixo informações práticas e importantes para você que pretende conhecer a Livraria Lello.

Onde fica

A Lello fica no centro histórico do Porto, na ruadas Carmelitas 144. Localizada entre a Torre dos Clérigos e a reitoria da Universidade do Porto.

___________________________________________________________

LEIA AGORA: 7 LUGARES IMPERDÍVEIS PARA VISITAR NO PORTO

___________________________________________________________

Como chegar

Pode ir a pé até à livraria, mas a subida da Avenida dos Aliados é bastante íngreme. Outra opção é pegar um ônibus, táxi ou Uber para chegar. Se você tem um carro alugado, há algumas vagas de estacionamento pagas nas proximidades.

Quando visitar a Lello

A livraria está aberta todos os dias da semana, de segunda a segunda. Os unicos dias que a atração esta fechada é no dia 25 de dezembro, 01 de janeiro, domingo de Pascoa, 01 de maio e 24 de junho.

Duração da visita

A livraria possui um espaço pequeno, e ela possui dois pisos, o térreo e o primeiro com escadas. Você consegue ver todos os detalhes da livraria em cerca de 30 a 40 minuto.

Quanto custa o ingresso

O bilhete para visitação custa 5 euros e pode ser revertido na aquisição de livros dentro da livraria.

Onde comprar o ingresso

É possivel comprar o ingresso pelo site oficial da Livraria Lello, podendo escolher uma data para a visita. Ou então, pode comprar no local.

Gostou da dica? Escreva nos comentários se você já foi, se tem vontade de conhecer ou se tem outras dicas do Porto para meus leitores!

Até o próximo!


Você também pode gostar

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Ao se mudar para outro país, você irá se adaptar a uma nova cultura e jeito de viver. Um dos…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Você sabea diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia? Ao chegar em Portugal, nos deparamos com muitos nomes diferentes. Leia e…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferenças entre as regiões de Portugal

Diferenças entre as regiões de Portugal

Morar em Portugal é viver na companhia de uma grande riqueza cultural. Em cada cantinho do país existem inúmeras tradições…

LER ARTIGO COMPLETO