Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante?
foto autor: josh willink/ pexels Resumo: “Como preparar minha saúde mental para ser um imigrante” deveria ser o topo da…
O Santuário de Fátima é o atrativo principal para quem visita a Cidade de Fátima, localizada na região centro de Portugal. Quer saber o que fazer por lá? Vou te contar neste post.
Primeiramente, vamos aos números: Fátima se tornou um dos destinos de turismo religioso mais visitados no Mundo e recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano.
Para você ter uma ideia de quanto isso representa, o Brasil inteiro recebeu em 2019, antes da pandemia, a mesma quantidade de turistas estrangeiros – 6 milhões. Incrível, né?
Se você mora em Portugal ou está a passeio, não pode deixar de incluir no seu roteiro uma visita à Fátima, que pode ser feita em um bate volta a partir de Lisboa, Porto ou pernoitando na cidade.
Estive em Fátima 2 vezes e pretendo ir mais vezes, pelo menos, 1 vez ao ano. O passeio independe da nossa religião. A emoção e paz que o lugar transmite, cabe a qualquer pessoa!
Índice do artigo:
Fátima está localizada em Cova da Iria, na região central de Portugal.
A cidade está localizada cerca de 130 km de Lisboa, que corresponde a aproximadamente 1h20 de viagem de carro.
Saindo de Lisboa, é possível chegar em Fátima de carro, pela A1 ou de ônibus (aqui chamado de autocarro).
Há diversas empresas de ônibus que prestam o serviço, como Rede Expressos, Citi Express e FlixBus.
Ir de trem (comboio) é mais difícil e demorado, pois não existe uma estação de comboios próxima do Santuário de Fátima.
Também é possível ir à Fátima saindo de Porto, no norte do país, num trajeto de 196 quilômetros, com 1h45 de viagem. Saindo do Porto, também há linhas de ônibus que fazem o trajeto. A viagem leva cerca de 2h20m e custa, em média €10 – €15.
Caso você esteja viajando de carro e vai de Porto a Lisboa, Fátima é um ótimo ponto de parada no caminho.
Segundo a fé católica, em 13 de maio de 1917, Nossa Senhora de Fátima apareceu no local em que hoje é o Santuário e fez revelações para 3 crianças que descansavam embaixo de uma árvore: Lúcia, Francisco e Jacinta. Estas crianças são conhecidas como as três pastorinhas.
As revelações feitas por Fátima foram reportadas ao Vaticano e ficaram conhecidas como os “3 segredos de Fátima”.
Durante uma sequência de manifestações nos meses seguintes, a santa teria pedido aos 3 pastorinhos que o terço fosse rezado e que fosse construída uma capela em sua homenagem.
A Capelinha das Aparições ficou pronta 2 anos depois, no mesmo local da árvore sobre a qual aconteciam as aparições da Virgem Maria.
Ali começava a nascer o Santuário de Fátima.
Atualmente o complexo católico é formado por duas igrejas:
– A tradicional Basílica de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1953, que é um encanto, pequena, antiga;
– A moderna Basílica da Santíssima Trindade, concluída em 2007, que é linda, mas grande, moderna e, para mim, perde um pouco o encanto do antigo.
Há um grande pátio na área central do complexo, onde peregrinos fazem percursos de joelho em demonstração de fé.
Além disso, lá também ocorre a Procissão das Velas e é onde multidões de peregrinos se reúnem nos principais dias de celebração para acender suas velas e cumprir suas promessas.
As principais atrações para se visitar em Fátima estão ligadas ao Santuário de Fátima e ao turismo religioso, como já falei anteriormente.
Algumas atrações estão dentro e outras fora do Santuário. A entrada do Santuário de Fátima é gratuita.
Dentro do complexo do santuário há uma loja de souvenires, que incluem rosários, água benta, imagens de Fátima, canecas e outros.
Caso queira, é possível comprar e acender velas na Sala das Velas, também chamado de tocheiro.
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário começou a ser construída em 1928 e foi inaugurada em 1953.
Sem dúvida, é um dos locais que mais chamam a atenção dentro do complexo. Ela foi toda construída em pedra calcária branca da região e possui uma torre de 65 metros de altura.
Nela estão enterrados os 3 pastorinhos: os irmãos Francisco e Jacinta Marto, que morreram ainda na infância e hoje são considerados santos pela Igreja Católica, e a prima Lúcia de Jesus, falecida em 2005.
A Basílica da Santíssima Trindade fica do lado oposto à Basílica de Nossa Senhora e é lá que ocorrem as missas diariamente.
Ela foi inaugurada em 2007 e tem capacidade para 9 mil pessoas.
Projetada por um arquiteto grego, possui uma arquitetura moderna, com altura menor e um amplo espaço com boa acústica.
Próximo à basílica, há uma escadaria que leva o visitante à uma área subterrânea, onde ficam várias capelas de oração e um espaço dedicado a exposições.
A Capelinha das Aparições foi construída em 1919, no local onde ficava a árvore azinheira, na qual a Nossa Senhora apareceu.
Fica próxima à igreja principal e ao lado da Sala das Velas, onde os visitantes podem comprar e acender velas para fazer suas preces e promessas.
É ainda um dos locais mais visitados do Santuário de Fátima, por diversos motivos:
– O rosário é rezado em diversos idiomas (confira os horários no site do santuário);
– Ali está a famosa imagem de Nossa Senhora de Fátima;
– De lá parte a Procissão das Velas, um dos momentos mais marcantes para quem visita o local;
– É um local aberto e grande.
A Casa dos Pastorinhos está situada a 2 km de distância do Santuário, na Vila Aljustrel. São duas casas: a casa de Lúcia, e a casa dos primos Francisco e Jacinta Marto.
Lá você verá alguns pertences das famílias e a representação de como seria uma casa durante a infância dos pastorinhos.
As casas podem ser visitadas pelos turistas.
O Monumento aos Pastorinhos fica a apenas 1 km do Santuário, na Rotunda Sul de Fátima, em Valinhos.
A partir dele se inicia o percurso pedestre, que leva até às casas dos Pastorinhos.
A rua que dá acesso às antigas casas das crianças foi transformada em uma Via Sacra, com várias capelas que representam a Paixão de Cristo.
Para quem quer dedicar a visita ao Complexo do Santuário, uma viagem de bate e volta é suficiente. Caso queira ver também as atrações fora do complexo, o roteiro fica mais corrido e apertado, mas é possível.
Se a opção for assistir às missas e participar da procissão de velas, que é um dos momentos mais bonitos no Santuário, vale a pena pernoitar. A região tem diversos hotéis próximos ao complexo.
A data que comemora a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima é no dia 13 de maio. As comemorações dos 100 anos da aparição de Fátima foram celebradas por milhares de peregrinos em Portugal em 2017.
Além disso, diversos papas já visitaram Portugal e foram ao Santuário de Fátima. Entre eles o papa João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco, em 2017.
De acordo com o Santuário de Fátima, mais de 500 mil fiéis assistiram as missas celebradas pelo Papa Francisco em Fátima.
Conta a história que Fátima aparecia todo dia 13, entre maio e outubro. Por isso, nestas datas também ocorrem celebrações importantes.
Em outubro, também ocorre a Peregrinação a Fátima, nos dias 12 e 13, que reúne milhares de fiéis no Santuário.
Para saber o calendário completo de celebrações, acesse aqui.
Veja aqui embaixo o vídeo da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima em 2017.
Até a próxima,