Edilene Candido
Edilene Candido

4 doces portugueses famosos que você precisa provar

4 doces portugueses famosos que você precisa provar

Antes de mais nada, preciso esclarecer que você não precisa vir até Portugal para provar os famosos doces portugueses. É possível encontrar várias docerias e casas especializadas nestas delícias aí no Brasil.

Mas, se vier a Portugal, seja a passeio ou para morar, você não pode deixar de provar os doces originais feitos aqui. Te garanto que o sabor é ainda mais especial quando você come em terras portuguesas.

Preparado para conhecer quais são os doces portugueses mais famosos?

Pastel de Nata

Arrisco dizer que o pastel de nata é o doce mais famoso de Portugal.

Conta a história que ele foi criado em 1837 no Mosteiro dos Jerônimos, junto com outros doces conventuais, ou seja, doces originados nos conventos portugueses.

Eles ganharam fama quando o convento passou a vender os pastéis na região de Belém para arrecadar fundos.

Por isso, hoje o pastel de nata é praticamente uma atração turística. Um dos locais mais famosos para experimentá-lo delícia é a Fábrica Pastéis de Belém, que fica em Lisboa, próximo ao Mosteiro dos Jerônimos.

Uma curiosidade: somente nesta confeitaria que os pastéis de nata também podem ser chamados de pastéis de Belém. Em todas as outras pastelarias que fabricam e vendem este doce, ele só pode ser chamado de pastel de nata.

Ainda assim, se você quiser conhecer outros endereços para experimentar os famosos pastéis, dá uma olhada neste guia aqui.

Ovos Moles de Aveiro

Ovos Moles de Aveiro

Como o próprio nome já diz, os ovos moles são doces tradicionais da Cidade de Aveiro, localizada a 70km ao sul da Cidade de Porto e a 250km ao norte de Lisboa.

Ele é um doce cremoso preparado com gemas de ovos e calda de açúcar, que pode também ser feito como calda para sobremesas, sorvetes e recheios de bolos, como pão de ló e bolo de nozes.

Assim como o Pastel de Nata, os ovos moles de Aveiro também são doces conventuais e foram criados pelas freiras do Convento de Jesus de Aveiro. Inclusive, em uma de suas versões, o doce pode ser envolvido em uma hóstia.

Conta a história que as freiras usavam as claras dos ovos para engomar as roupas dos padres e, para não desperdiçar as gemas, criaram os ovos moles.

A Confeitaria Peixinho é a casa mais antiga de ovos moles de Aveiro, fundada em 1856. Então, se estiver passando por lá, não deixe de experimentar esse famoso doce português. 

Travesseiros de Sintra

Travesseiros de Sintra

Este doce é tão conhecido por lá, que muitas pessoas vão à Sintra só para experimentar os famosos travesseiros.

Ele é feito com massa folhada e recheio de creme de amêndoas e tem este nome porque tem o formato de um travesseiro.

A principal e mais conhecida fábrica de travesseiros de Sintra é a Piriquita, doceria fundada em 1862. Além disso, o local também é famoso pelas queijadas.

Logo, você não pode deixar de provar!

Quando estiver em Sintra, aproveite para passear por lá e conhecer a Quinta da Regaleira, o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional da Pena.

Queijada

doces portugueses fotos
Queijadinha

A queijada, ou queijadinha, é um dos famosos doces portugueses na lista dos imperdíveis. É um doce delicado, feito com uma massa folhada que surpreende por sua leveza.

Ela tem um formato redondo e leva queijo, ovos, leite e açúcar. Você também pode encontrar com recheio de amêndoas, laranja, ovos ou requeijão (que é diferente do requeijão do Brasil).

As queijadas mais tradicionais são da Ilha da Madeira, de Évora e de Sintra.

Se você gosta de colocar a mão na massa, ou melhor, no doce e arriscar sua própria versão, dá uma olhada nesta receita aqui.

Para quem quer vir a Portugal, separei este vídeo com 3 opções de roteiros para você se inspirar.

Ah! E Se você quiser que eu fale de algum tema específico por aqui, deixe sua sugestão logo abaixo nos comentários.

Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

O artigo trabalhar em Portugal vai te ajudar a conhecer todas as etapas de preparação, desde o visto até dicas…

LER ARTIGO COMPLETO
Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Neste artigo você vai encontrar toda ajuda que precisa para ter um verão bem planejado, aproveitando tudo do melhor que…

LER ARTIGO COMPLETO
Comprar casa em Portugal: passo a passo para brasileiros

Comprar casa em Portugal: passo a passo para brasileiros

O artigo mostra com detalhes o passo a passo para quem tem interesse em comprar casa em Portugal, desde a…

LER ARTIGO COMPLETO