Edilene Candido
Edilene Candido

Como conseguir um emprego em Portugal? Um guia prático para te ajudar

Como conseguir um emprego em Portugal? Um guia prático para te ajudar

Se você está planejando se mudar do Brasil, mas ainda não sabe como conseguir um emprego em Portugal, este artigo é para você!

Sei que muitos brasileiros sonham em morar em Portugal, mas ter um emprego para se manter por aqui é uma das grandes preocupações.

O Governo Português alterou, em Agosto de 2022, a lei de estrangeiros em Portugal e criou um visto para procura de trabalho.

Além deste, há outros vistos para quem vem a trabalho ao país, que são:

vistos para brasileiros

Se você quer exercer uma atividade subordinada, ou seja, não pretende empreender em Portugal, preparei um guia prático que pode te ajudar a conseguir um emprego em Portugal.

E não se esqueça: um bom planejamento é fator chave para o sucesso da sua migração para outro país.

Se tem dúvidas sobre qual o melhor visto para você, assista este vídeo em que falo sobre todos os tipos de visto!

Atualize seu currículo

emprego em Portugal curriculo

Um passo importante e que pode fazer a diferença na hora da seleção para uma entrevista é ter um currículo atualizado.

A maioria dos especialistas em Recursos Humanos concorda que as principais características de um bom currículo são a clareza e a objetividade.

Por isso, certifique-se que seu currículo contém informações relevantes e que conectem experiências profissionais com a descrição da vaga pretendida, pois elas aumentam as chances de ser chamado para uma entrevista.

Uma das facilidades para os brasileiros é que o idioma é o mesmo. Apesar disso, fique atento para não cometer nenhuma gafe ou erro grosseiro, pois algumas palavras e expressões são diferentes entre a língua portuguesa falada no Brasil e em Portugal.

Além disso, recomendo usar o modelo de currículo Europass, que é amplamente conhecido e utilizado por empregadores na União Européia.

Faça uma pesquisa em sites de emprego e agências de recrutamento

emprego em Portugal sites de emprego

Você não precisa estar em Portugal para entender como está o mercado de trabalho e se há vagas disponíveis para a sua área profissional.

Assim como no Brasil, Portugal possui uma gama de sites com vagas de emprego e alguns deles voltados para brasileiros que buscam emprego em Portugal. Entre eles, destaco:

Também é possível pesquisar nas empresas de recrutamento, que em geral, são empresas que se dedicam a todo o processo de contratação de novos profissionais para uma empresa.

As principais empresas de recrutamento em Portugal são: Hays, Egor, Randstad e Adecco.

Nos sites de empregos e empresas de recrutamento você pode pesquisar:

  • Vagas disponíveis;
  • Salário médio oferecido; e
  • Requisitos das empresas para as vagas.

Em alguns deles é possível, ainda, se candidatar a uma vaga e, caso seja aprovado, você chegará em Portugal já com um emprego garantido.

Aperfeiçoe seu inglês

Um dos fatores que muitas pessoas desconhecem sobre Portugal é que, apesar de o português ser uma língua familiar para os brasileiros, grande parte das empresas e atividades profissionais exigem a língua inglesa (ou mais idiomas) para comunicação.

Este é um ponto que merece atenção, porque pode influenciar diretamente no momento de conseguir um bom emprego em Portugal.

Assim que iniciar as buscas por vagas, verifique quais são as exigências e se, dentre elas, a fluência em outro idioma está presente.

Avalie se vale a pena incluir no seu planejamento aprimorar a língua antes da chegada no país para aumentar sua empregabilidade.

Cadastre-se ou atualize seu perfil no LinkedIn

emprego em Portugal Linkedin

Linkedin é a maior rede profissional do mundo e também pode se tornar uma excelente fonte de conexão com profissionais, gestores e empresas de Portugal.

Mesmo antes da sua mudança, aproveite para criar um perfil no LinkedIn ou atualizar o seu, caso já seja usuário da rede. Uma prática bem interessante é gerar conteúdo relevante, como análise de posts publicados e compartilhamento de conquistas.

Tudo isso pode ajudar a conectá-lo com profissionais de Portugal.

O LinkedIn também é bastante usado por empresas de recrutamento, por isso, não deixe de registrar lá suas competências técnicas, soft skills e experiências anteriores.

alugar imóvel em Portugal

Entre em contato com empresas da sua área

Uma outra forma de conseguir um emprego é apresentar uma candidatura às empresas, independentemente da existência de vagas nos sites de empregos e agências de recrutamento.

Para isso, sugiro que você primeiramente pesquise na internet quais são as empresas que atuam na área em que pretende trabalhar em Portugal.

Em seguida, envie o seu currículo atualizado, de preferência no modelo Europass, como já abordamos acima, junto de uma carta de apresentação.

Certifique-se de que seu diploma é válido em Portugal

Imagina conseguir um emprego e não poder exercer a profissão em Portugal porque seu diploma não está validado?

Para que brasileiros possam exercer algumas profissões em Portugal, como enfermagem e advocacia, é necessário fazer o reconhecimento de grau.

De forma simplificada, o reconhecimento de grau tem o objetivo de avaliar se uma qualificação acadêmica estrangeira poderá ser comparada (equivalente) à uma portuguesa, habilitando um profissional a apresentar-se como tal para fins profissionais ou acadêmicos.

Mas não são todas as profissões que são regulamentadas e precisam do reconhecimento de grau. Por isso, é importante pesquisar antes e fazer uma análise do currículo do seu curso, se for o caso.

Prepare-se para a entrevista

emprego em Portugal entrevista

Foi chamado para uma entrevista? É bastante importante se preparar para este momento.

Segundo artigo publicado no site da Catho, um dos maiores portais de emprego do Brasil, “A preparação ajuda o profissional a ter mais controle sobre a sua comunicação, minimizar a insegurança e a evitar riscos que podem causar a eliminação instantânea do processo seletivo.” (Leia o artigo publicado na íntegra aqui).

Procure estudar sobre a empresa e entender suas principais atividades, além de verificar os detalhes da vaga, para ter segurança ao falar sobre os possíveis temas que serão abordados, aumenta a possibilidade de êxito na entrevista.

Alinhar as expectativas sobre como é viver em outro país e fazer um bom planejamento é essencial para um processo migratório seguro e com responsabilidade.

Neste vídeo que gravei para o Canal Posso te Mostrar, falamos sobre a realidade dos aluguéis, saúde, escolas e obtenção de documentos em Portugal.

Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Ao se mudar para outro país, você irá se adaptar a uma nova cultura e jeito de viver. Um dos…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Você sabea diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia? Ao chegar em Portugal, nos deparamos com muitos nomes diferentes. Leia e…

LER ARTIGO COMPLETO
Volta às aulas: saiba tudo sobre a matrícula escolar e o ano letivo em Portugal

Volta às aulas: saiba tudo sobre a matrícula escolar e o ano letivo em Portugal

O ano letivo português é diferente do Brasil. Vem saber mais sobre matrícula e ano letivo nas escolas de Portugal.

LER ARTIGO COMPLETO