Edilene Candido
Edilene Candido

Comprar ou alugar imóvel em Portugal: qual é a melhor opção?

Comprar ou alugar imóvel em Portugal: qual é a melhor opção?

Uma das etapas mais importantes do planejamento de quem pretende mudar para Portugal é a escolha do imóvel para morar, mas sempre surge a dúvida: comprar ou alugar um imóvel?

É mais comum ver o imigrante brasileiro preferir o aluguel (arrendamento) de imóvel, mas com a alta dos preços e a grande procura, comprar um imóvel passou a ser também uma opção a ser analisada.

Comprar ou alugar (arrendar) imóvel em Portugal tem diversos prós e contras e não há como escolher a melhor opção que se encaixe em todas as situações.

Isto porque, a escolha dependerá das prioridades de quem está imigrando e de alguns fatores como: capacidade de investimento, vontade de conhecer diversas regiões, tempo de residência, clima de cada região, entre outros.

Neste post, vou detalhar as vantagens e desvantagens de arrendar ou comprar um imóvel em Portugal para que você possa fazer a escolha mais adequada dentro do seu perfil e para sua família.

Leia também: Preços sobem, mas brasileiros seguem atrás de imóveis em Portugal

Vantagens de arrendar um imóvel em Portugal

Como citei acima, arrendar (alugar) um imóvel é a opção mais procurada por brasileiros em Portugal. Isso se deve às vantagens que o arrendamento oferece para quem acabou de chegar em um novo país.

Leia também: Como escolher um lugar para morar em Portugal.

A primeira vantagem é que, para arrendar um imóvel, será necessário um menor investimento inicial do que se optasse pela compra, pois o arrendatário (inquilino) precisará dispor apenas da garantia solicitada pelo senhorio (proprietário), que é o valor correspondente ao adiantamento de alguns meses de arrendamento, mais a quantia mensal do aluguel.

Outra vantagem é que as despesas com condomínio e impostos são custeadas pelo senhorio, reduzindo assim os custos mensais de moradia.

É muito comum, também, que avarias no imóvel sejam detectadas apenas com o uso, mesmo que testes iniciais de funcionamento tenham sido realizados, mas esta não será uma preocupação do inquilino.

Isto significa que, um dos benefícios de arrendar o imóvel é que obras ou reparos são feitos pelo proprietário, que já costuma ter mão de obra de confiança para os reparos.

Além disso, o arrendamento é uma boa opção para quem acabou de chegar em um novo país, pois não fica preso àquele local e terá mais flexibilidade para mudanças caso não goste do imóvel ou queira trocar de cidade.

Vantagens de comprar um imóvel em Portugal

Comprar Imóvel

Muitas vezes, a opção de comprar um imóvel em Portugal nem é considerada no planejamento de quem pretende se mudar para o país.

Entretanto, com a alta dos preços de arrendamento e a grande dificuldade de achar imóveis que atendam as prioridades de cada família por causa da grande procura atual, comprar um imóvel passou a ser uma alternativa para quem está de mudança.

Um dos benefícios da compra é a estabilidade financeira, pois o comprador terá um imóvel quitado ou parcelas fixas de financiamento e não estará suscetível às flutuações de preço nos aluguéis.

Ainda por causa da alta dos preços, há grandes chances da parcela de financiamento ter um valor menor que o aluguel e, neste caso, a despesa mensal será menor.

Ao comprar um imóvel, o imigrante terá estabilidade no endereço e não terá a preocupação de ter que se mudar ou sair a procura de outro local para morar, caso o proprietário decida pedir o imóvel de volta.

Você também terá liberdade para fazer melhorias e reformas no imóvel e deixá-lo mais confortável para sua família. Quando o imóvel é arrendado, inquilinos não podem fazer mudanças que alterem sobremaneira o imóvel ou seus pertences.

E, por fim, ao comprar um imóvel, o comprador aumentará seu patrimônio pessoal. Não é nada mal ter um imóvel em outro país, certo? Principalmente num país como Portugal em que há mais procura do que ofertas para o arrendamento, por exemplo.

Desvantagens de arrendar um imóvel em Portugal

alugar imóvel

Nem tudo são flores quando falamos em arrendamento de imóveis!

Depois de conhecer as vantagens, é importante também ter em mente as dificuldades e problemas do arrendamento.

Algumas desvantagens do aluguel afetam diretamente o custo de vida de quem mora por aqui: o valor do aluguel costuma ser mais alto do que a parcela de um financiamento e pode oscilar de acordo com as mudanças no mercado imobiliário.

Em fevereiro/2022, por exemplo, o valor médio do aluguel num apartamento de 1 quarto (T1) era de:

Além disso, assim como ocorre no Brasil, o proprietário pode pedir o imóvel de volta ou vendê-lo. O inquilino precisará, então, iniciar novamente a procura por um novo imóvel, o que não tem sido tarefa muito fácil por aqui.

O inquilino não tem liberdade para reformar ou fazer as melhorias que deseja no imóvel.

Também pode ter que mudar muitas vezes, afetando o cotidiano de toda a família que ainda está em adaptação no novo país.

Para que não reste dúvida se é melhor comprar ou alugar (arrendar) imóvel em Portugal, a seguir detalho as desvantagens da compra do imóvel.

Kit Migratório

Desvantagens de comprar um imóvel em Portugal

Como eu disse lá no início do post, tanto comprar quanto arrendar um imóvel tem seus prós e contras. Por isso, vou explicar agora quais são as desvantagens da compra de um imóvel.

A primeira (e talvez a mais importante) é que comprar um imóvel exigirá um maior investimento a curto prazo. E é importante ter em mente que um bom planejamento financeiro pode fazer toda a diferença no sucesso de um processo de migração.

Por isso, dispor do recurso para investir, sem afetar a reserva financeira necessária para fazer a mudança, é fundamental.

Além disso, o imóvel pode se desvalorizar caso ocorra alguma mudança no mercado imobiliário.

Como proprietário, você será responsável pelas melhorias e reformas no imóvel. Isto pode acarretar alguma dor de cabeça pois, quando chegar ao país, provavelmente ainda não conhecerá empresas e prestadores de serviços para a mão-de-obra.

Os custos fixos com impostos e condomínio também ficam por conta do proprietário.

Comprar um imóvel significa também menor flexibilidade para mudar para outros lugares, o que pode ser um risco para quem ainda não conhece bem as regiões do país ou ainda não tenha uma cidade ou concelho preferido para morar.

Como você observou neste artigo, escolher entre comprar ou alugar imóvel vai depender de qual se adequa mais ao seu caso, mas tenha em mente que é muito importante chegar em Portugal já com um imóvel escolhido.

Muitos imigrantes brasileiros costumam alugar um imóvel por temporada, como Airbnb ou hostel, e deixar para escolher um imóvel definitivo já em Portugal.

Diante do atual cenário do mercado imobiliário no país, esta pode ser uma grande dor de cabeça para quem acabou de chegar.

Por isso, minha sugestão é que você escolha seu imóvel com antecedência e contrate antes de sair do Brasil.

Aproveite e assista a 1ª Parte do vídeo que gravei para o Canal Portugal da Gente contando tudo que você precisa saber sobre alugar casa em Portugal.

Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

O artigo trabalhar em Portugal vai te ajudar a conhecer todas as etapas de preparação, desde o visto até dicas…

LER ARTIGO COMPLETO
Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Neste artigo você vai encontrar toda ajuda que precisa para ter um verão bem planejado, aproveitando tudo do melhor que…

LER ARTIGO COMPLETO
Comprar casa em Portugal: passo a passo para brasileiros

Comprar casa em Portugal: passo a passo para brasileiros

O artigo mostra com detalhes o passo a passo para quem tem interesse em comprar casa em Portugal, desde a…

LER ARTIGO COMPLETO