Edilene Candido
Edilene Candido

Como funcionam os serviços de água, energia, gás e internet em Portugal

Como funcionam os serviços de água, energia, gás e internet em Portugal

Quando um brasileiro se muda para Portugal, ele precisará passar por muitas adaptações no novo país. Uma delas é entender como funcionam os serviços de água, energia, gás e internet em Portugal.

Muitas pessoas esquecem que, ao arrendar (alugar) um imóvel, será necessário contratar estes serviços. Fazer isso em outro país, com práticas diferentes, pode ser um pouco trabalhoso no início.

Há grandes curiosidades e diferenças, principalmente, no quesito de informar a medição todo mês para as empresas!

É importante saber os detalhes práticos da contratação e uso dos serviços de água, energia, gás e internet, pois eles podem significar, inclusive, uma baita economia no orçamento mensal em Portugal.

Por isso, neste artigo, explico como funciona cada serviço, para que você saiba o que fazer quando chegar em Portugal.

Quem contrata meu serviço de assessoria jurídica imobiliária, chega em Portugal com os serviços de água, energia, gás e internet já contratados. Para saber mais sobre este serviço, acesse aqui.

contato assessoria imobiliária

Serviço de água e saneamento em Portugal

Primeiramente, vale esclarecer que o serviço de coleta e tratamento de esgoto é chamado de saneamento em Portugal.

Para este serviço há apenas uma empresa de água que atende cada Concelho, assim como ocorre no Brasil.

Alguns locais são atendidos por empresas privadas e em outros as próprias câmaras (prefeituras) são responsáveis pelo serviço.

O serviço de água é o mais barato em Portugal, quando comparado com energia elétrica e gás natural, sendo que, em geral, quanto maior o consumo de água, maior será a tarifa.

Além de água e saneamento, na mesma conta também é feita a cobrança pela gestão de resíduos (lixo).

Uma característica da água que chama bastante atenção em Portugal é a dureza.

Uma água é considerada “dura” quando contém na sua composição valores significativos de sais de cálcio, magnésio e ferro que são insolúveis em água, e “macia” quando contém estes sais em pequenas quantidades.

Em alguns concelhos em Portugal a água é considerada dura, em outros é macia. Para saber qual é a característica da água da sua região, acesso o site da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR.

A água dura não dissolve bem o sabão ou detergente, tem um sabor desagradável e é possível observar a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar roupa e louça, ferros a vapor e, às vezes, nas torneiras e chuveiros.

Você poderá sentir diferença na pele e no cabelo, por exemplo, ao tomar banho.

Entretanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, não há evidências de que a água dura faça mal à saúde.

Ou seja, este serviço você não tem escolha: tem que contratar da empresa do concelho onde sua casa estiver contruída!

Serviço de energia elétrica e gás natural em Portugal

Uma das principais diferenças que o brasileiro nota quando chega em Portugal é no serviço de energia elétrica e gás natural.

No Brasil, cada empresa atua em determinada região, a partir de concessões do Governo. Assim, o consumidor não tem opção. Ele será atendido pela concessionária que atende a sua região. O mesmo ocorre com o gás canalizado no Brasil.

Em Portugal é diferente. Várias empresas podem prestar serviço em uma mesma região, que é o que chamamos de mercado livre. Assim, o consumidor pode escolher a empresa que lhe atenderá considerando o melhor custo-benefício.

Há mais de 40 empresas atuando no fornecimento de energia e gás natural em Portugal. A mais antiga delas e que detém a maior fatia de mercado é a empresa Energias de Portugal – EDP que é a antiga empresa pública do país e foi privatizada.

No site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (Erse), que é o órgão regulador do setor de energia em Portugal, é possível fazer uma simulação de consumo para saber qual é a empresa de energia mais barata. Acesso o simulador aqui.

Além do preço, fique atento à qualidade do serviço prestado antes de escolher a empresa que irá te atender.

Mas, caso você contrate um serviço e depois queira trocar de empresa, é possível também. Pela lei, é possível romper o contrato com a prestadora atual a qualquer momento e sem custos, e escolher outra empresa para fornecer energia. A troca pode ser feita de forma on-line ou por telefone. 

Neste sentido, sugiro contratar empresas maiores, que tenham mais lojas físicas disponíveis e mais atuação no mercado.

Energia e gás podem ou não serem contratados na mesma empresa!

Para o gás, 2 itens são muito importantes: é obrigatória a certificação do equipamento de gás e este certificado tem validade de 5 anos.

Ou seja, na troca de titularidade do serviço ou na solicitação de ligação, tem que exibir um certificado válido ou pagar por uma nova inspeção (entre 50€ é o preço médio atual). A EDP oferece alguns pacotes de serviços que podem incluir a primeira inspeção.

A inspeção de gás é um procedimento obrigatório efetuado pelas Entidades Inspetoras de Gás (EIG) com o objetivo de atestar a conformidade da instalação ou aparelho de gás para o início do seu fornecimento. Há entidades inspetoras credenciadas por região que estão habilitadas a inspecionar e reparar estes equipamentos.

Atenção! É preciso que o imóvel tenha água ligada e o fornecimento de energia para a inspeção ser feita!

Ao contratar o serviço, será agendada a inspeção. O técnico vai certificar de que os contadores (registros) estão ligados, se o aparelho está preparado para receber gás natural, como está o funcionamento do exaustor, se todas as peças que envolvem o equipamento estão em condições de uso e testará ainda o monóxido de carbono (um dos itens que mais reprovam inspeções).

Serviço de Internet em Portugal

A contratação do serviço de internet em Portugal é similar à do Brasil. As empresas geralmente oferecem uma série de pacotes, que incluem os serviços de TV, internet, telefone fixo e celular (este último aqui chamado de telemóvel).

O serviço de internet para telemóvel pode ser pré-pago ou pós-pago.

Diferentemente do que ocorre com o serviço de energia, Portugal tem poucas operadoras de telefone e internet. As principais são MEO, NOS e Vodafone.

Tem a Nowo, uma empresa mais nova no mercado, mas não aconselho contratá-la porque a área de cobertura ainda é pequena, e conforme seu nome, nova no país.

O Speedtest, que é um medidor da velocidade da Internet, publicou, em 2021, quais empresas tiveram melhor desempenho na velocidade da internet, tanto em dispositivos móveis quanto na banda larga fixa.

Acesso à internet nos dispositivos móveis

Acesso à internet na banda larga fixa

Mas atenção! A qualidade do serviço e do atendimento costumam ser tão ruins quanto no Brasil. Infelizmente!

Como é feita a medição dos serviços de água e energia em Portugal

Você sabia que as empresas de água, energia e gás não fazem a leitura dos medidos mensalmente, como ocorre no Brasil? Neste caso, elas usam estimativas de consumo.

Entretanto, cada consumidor pode informar mensalmente às empresas de água, luz e gás o seu consumo.

Isto evita surpresas quando chegar a fatura e pode significar uma redução importante no valor da conta mensal.

Cada empresa tem sua forma de receber os números de consumo. A data em que a anotação do consumo deve ser feita varia de acordo com cada contrato.

Mas não se preocupe. Tanto a data da leitura quanto a forma de fazê-lo são informadas na fatura. Caso queira mais orientações, basta fazer contato com a empresa por telefone.

Além disso, ao se cadastrar no site ou nos APPs das empresas, você terá acesso às informações do seu contrato.

Se você ainda não tiver alugado (arrendado) um imóvel para morar em Portugal, assista este vídeo que gravei para o Canal Posso te Mostrar, sobre como se planejar e encontrar um bom arrendamento em Portugal.

Ainda tem dúvidas? Deixa nos comentários!

Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

Trabalhar em Portugal: principais setores e como se preparar

O artigo trabalhar em Portugal vai te ajudar a conhecer todas as etapas de preparação, desde o visto até dicas…

LER ARTIGO COMPLETO
Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Experiências únicas para o seu verão em Portugal

Neste artigo você vai encontrar toda ajuda que precisa para ter um verão bem planejado, aproveitando tudo do melhor que…

LER ARTIGO COMPLETO
Comprar casa em Portugal: passo a passo para brasileiros

Comprar casa em Portugal: passo a passo para brasileiros

O artigo mostra com detalhes o passo a passo para quem tem interesse em comprar casa em Portugal, desde a…

LER ARTIGO COMPLETO