Experiências únicas para o seu verão em Portugal
Neste artigo você vai encontrar toda ajuda que precisa para ter um verão bem planejado, aproveitando tudo do melhor que…
Portugal tem lugares incríveis para visitar no inverno.
Muitas pessoas preferem visitar os países da Europa no verão, mas é no inverno que você conseguirá fugir dos altos preços e dos locais lotados de turistas.
Apesar de ser uma estação marcada pelo frio e pela chuva, as temperaturas em Portugal são mais amenas do que em outros países da Europa no inverno.
Nesta época, vale investir em passeios típicos da estação, como ski e degustação de vinhos, ou apostar nos passeios em locais fechados para fugir da chuva.
Clique aqui e conheça lugares para ver neve em Portugal!
Neste post, listei 7 passeios diferentes com lugares para vsitar em Portugal no inverno.
Índice do artigo:
Antes de mais nada, vamos começar por um dos locais mais populares do inverno português: a Serra da Estrela.
Isto porque a Serra da Estrela é a única estância de ski de Portugal, situada no ponto mais alto de Portugal continental, com uma altitude máxima de 1993 metros na Torre.
Ela está localizada na área central da metade Norte de Portugal, entre as cidades de Covilhã e Seia, a aproximadamente 300 km de Lisboa.
A estação possui 9 pistas de ski, que servem desde o praticante iniciante, até os mais experientes.
Mas não se preocupe caso você não tenha experiência com o esporte, pois eles oferecem aulas práticas e aluguel de equipamentos.
Covilhã é uma cidade do interior de Portugal, que é uma ótima opção para dar aquela esticadinha para quem vai visitar a Serra da Estrela.
Inclusive, muitas pessoas optam por se hospedar em Covilhã ao visitar a estação de ski.
Além de ser um polo da indústria têxtil, o centro histórico é formado por bairros mais antigos e rende um passeio incrível pelos museus. Um dos mais famosos deles é o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, que conserva o patrimônio industrial têxtil.
Este é um passeio imperdível para quem ama natureza e esportes de aventura, mas quer fugir das multidões que visitam o parque no verão.
O Parque Nacional Peneda Gerês fica no norte de Portugal, a cerca de 45 km de Braga e 100 km de Porto. É o único parque nacional do país.
O verão é a estação preferida para aproveitar as cascatas, poços e praias fluviais do Parque Nacional, mas no inverno a paisagem fica ainda mais especial, com neve por todos os lados.
Aproveitar o inverno para conhecer castelos, museus e outras atrações que não ficam ao ar livre também é uma ótima pedida.
Assim, mesmo se chover ou ventar muito, seu passeio estará garantido.
Duas atrações bem legais para visitar no inverno em Lisboa são o Oceanário e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).
O Oceanário de Lisboa é o segundo maior oceanário do mundo e está localizado no Parque das Nações. O Oceanário possui mais de 22 mil metros quadrados de área, 32 aquários e mais de 500 espécies diferentes de animais marinhos.
Já o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), inaugurado em outubro de 2016, se tornou rapidamente um cartão postal da cidade.
Ele está localizado na zona histórica de Belém, ao lado do Rio Tejo.
É um museu de arte contemporânea, que tem como missão se tornar um espaço de debate, de descoberta, de pensamento crítico e de diálogo internacional.
A programação do museu conta com exposições variadas e é o local perfeito para ser conhecido com calma.
Portugal possui diversas estâncias de águas termais, que geralmente oferecem também opções de hospedagem ou apenas visitação.
Uma delas é a Termas da Piedade, localizada no Distrito de Leiria, a 3 km de Alcobaça.
Elas fazem parte de um hotel confortável, mas não é obrigatório estar hospedado no hotel para usufruir.
As termas ficam abertas o ano todo, mas são um local perfeito para visitar no inverno, por causa da temperatura da água, que é de aproximadamente 27º C.
As águas termais de Piedade são conhecidas por terem propriedades terapêuticas, que atuam na prevenção e tratamento de várias patologias.
Além de Piedade, há termas no Porto, Aveiro, Santarém e Braga. Para conhecer todos os destinos das Termas de Portugal, acesse aqui.
Portugal possui diversas regiões de vinícolas, que também são um excelente passeio para se fazer no inverno.
Algumas das adegas mais famosas do país ficam localizadas no distrito de Setúbal, a 40 km de Lisboa.
Na região do Porto, é possível visitar várias fábricas e fazer degustação dos famosos vinhos do porto.
Mas, se puder, dê uma esticadinha até a região do Douro, que é uma das principais regiões de Portugal quando se trata de produção de vinhos.
Por causa do clima frio e chuvoso nesta época do ano, dê preferências por aquelas que oferecem tour em locais fechados e cobertos.
Já deu pra notar que Portugal tem várias atrações para quem quer aproveitar o inverno, mas se você procura temperaturas mais amenas e quer fugir do frio, então o destino certo é a Ilha da Madeira.
Dizem que, na Ilha da Madeira, parece ser primavera quase o ano inteiro. A temperatura mínima de janeiro, que é o mês mais frio, é de 13ºC e a máxima é de 20ºC.
Ainda assim, não esqueça suas roupas de inverno. Novembro, dezembro e janeiro são meses de muita chuva e vento, o que aumenta a sensação de frio.
Madeira é um destino bem famoso para o réveillon, por causa do espetáculo de fogos de artifício na Baía de Funchal.
Gostou destes 7 lugares para conhecer em Portugal no inverno?
Qual destes destinos você ficou com mais vontade de conhecer? Me conte aqui nos comentários.
Até a próxima,