Edilene Candido
Edilene Candido

4 lugares incríveis para visitar em Portugal no verão

4 lugares incríveis para visitar em Portugal no verão

Se você também ama dias ensolarados e a liberdade de circular só de shorts e camiseta, o verão é a época ideal para visitar Portugal. Por isso, listei neste post 4 lugares incríveis para visitar em Portugal no verão.

Em Portugal, as temperaturas são mais amenas do que na maioria dos países da Europa. Mas, mesmo que o país não sofra com temperaturas tão rigorosas no inverno, o verão é a época preferida dos turistas que visitam o país.

As estações também são bem demarcadas, então, anote estas datas: o verão começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro.

Antes de mais nada, vou deixar aqui algumas informações importantes sobre o clima em Portugal:

  • O clima varia bastante de uma região para outra, ou seja, a média de temperaturas em Algarve certamente não será a mesma da região do Porto.
  • Em alguns lugares, o calor pode ser escaldante, podendo alcançar 40ºC. As regiões mais quentes são: Alcácer do Sal, Setúbal, Alentejo, Évora, Bragança, Lisboa e Santarém.
  • O verão é ameno na região norte do país.
  • Quase não chove no verão em Portugal.
  • Os dias são bem longos. Isto significa que o sol se põe por volta das 21h (maravilha né?).
  • O verão costuma ser um mês bem agitado, com muitas festas e muitas pessoas circulando pelas ruas. Se preferir mais tranquilidade, escolha os meses de junho ou setembro.

O verão é a época ideal para curtir as praias, praticar atividades esportivas, se aventurar em algum passeio marítimo ou fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e piqueniques.

Praias do Algarve

lugares verão portugal

Arrisco dizer que as praias do Algarve são um dos lugares mais famosos e que os turistas preferem para visitar em Portugal no verão.

As praias do Algarve possuem uma paisagem exuberante e estão a apenas 250 km de Lisboa. São 60 km de costa entre Lagos e Albufeira, cercados por falésias, paredões rochosos, pequenas faixas de areia e água cristalina, com mirantes de tirar o fôlego.

Além disso, a temperatura da água é mais agradável do que outras praias da região central ou ao norte de Portugal.

Mas é importante ficar atento: por ser um destino muito procurado, não só pelos portugueses, mas também pelos alemães, ingleses e brasileiros, os meses de julho e agosto são os mais cheios e você pode acabar caindo nas armadilhas do turismo em massa.

Além disso, os preços sobem bastante por ser alta temporada e os serviços de bares e restaurantes podem perder um pouco a qualidade.

Para fugir dessas situações, dê preferência os meses de junho e setembro.

O mais recomendado é visitar Algarve de carro. Você terá mais liberdade para circular entre as praias, sem depender dos passeios turísticos ou do transporte local. Mas você também consegue chegar em Algarve de trem ou ônibus, partindo de Lisboa.

Se estiver na região, não deixe de visitar:

  • Praia do Camilo, Lagos
  • Ponta da Piedade, Lagos
  • Praia dos Três Irmãos, Portimão
  • Praia do Carvoeiro, Carvoeiro
  • Algar de Benagil, Lagoa
  • Praia da Marinha, Lagoa
  • Praia da Falésia, Albufeira

Leia mais sobre estas praias, neste post aqui.

Dica extra: Algarve também é bem conhecida por seus famosos parques aquáticos. É uma excelente opção para quem vai com as crianças.

Para conhecer opções de roteiros redondinhos em Algarve, seja para uma passada rápida ou para uma estadia mais demorada, veja este vídeo aqui do Ricardo Freire no Canal Viaje na Viagem.

Montanhas e mar na Ilha da Madeira

lugares verão portugal

Também conhecida como Pérola do Atlântico, a Ilha da Madeira fica localizada a 1.000 km do continente europeu e a 500 km da costa de Marrocos no continente africano.

Na Madeira você encontrará uma combinação perfeita de passeios entre praia e montanha, com muitas opções de trilhas.

A ilha tem origem vulcânica e, por isso, a maioria das praias é de pedra ou rochas vulcânicas. Mas você encontra praias de areia por lá também: Calheta, Machico, Prainha e Seixal. Veja mais detalhes aqui.

Além disso, você encontrará muitos espaços verdes para passear, caminhar e relaxar. Tente ficar pelo menos 5 dias na ilha.  

A região com mais opções de hospedagem e restaurantes é Funchal, capital da Madeira, e a melhor forma de conhecer a ilha é alugando um carro.

O aeroporto também fica lá perto – a 20 km de Funchal. Se estiver em Portugal, os vôos saem de Lisboa ou Porto, mas é possível voar também a partir de outras capitais europeias.

Mas já fique preparado: o aeroporto da Madeira é considerado um dos aeroportos mais perigosos do mundo no momento da aterrissagem.

O prato mais famoso da Madeira é o Bolo de Caco – um pão de frigideira feito com batata-doce e farinha de trigo. Ele é levemente salgado, com uma massa leve e casca fina.

A bebida mais popular da ilha chama Poncha. Também conhecida como caipirinha portuguesa, ela é feita com rum ou aguardente, mel, suco e casca de limão.

doces portugueses

A Madeira tem um clima agradável o ano todo. No verão, as temperaturas dificilmente passam de 25ºC e os dias são bem ensolarados. A temperatura da água chega a 22°C-25°C, perfeita né?

Se quiser mais dicas da Ilha da Madeira, como hotéis e restaurantes, veja este post aqui do blog Loucos por Viagem.

Praias Fluviais do Norte

lugares verão Portugal

Se você quer curtir o verão, mas não é tão fã de água salgada, não consegue se acostumar com as temperaturas mais frias da água no litoral português ou simplesmente quer fazer um passeio diferente, as praias fluviais são excelentes lugares para visitar em Portugal.

As praias fluviais ou praias de rio são muito bonitas e agradáveis. É o passeio ideal para fazer com a família.

A maioria possui estrutura própria para que você aproveite com tranquilidade o seu passeio. Dependendo da praia que você escolher, poderá dispor de estacionamento, churrasqueira, área para acampar, parque infantil e até bar de serviços.

Algumas contam, ainda, com rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e carrinho de bebê.

Para te ajudar a escolher qual praia visitar, veja este post 10 praias fluviais do norte português. Lá eu explico os principais serviços disponíveis em cada uma.

Veja qual é a sua preferida, separe sua roupa de banho e caia na estrada!

Parque Nacional da Peneda Gerês

lugares verão portugal

Esta é a opção ideal para quem gosta de curtir as férias em casas de campo com piscina ou para quem prefere fugir do turismo em massa e descansar em um lugar sossegado.

No interior de Portugal há muitas vilas pacatas, com cascatas, montanhas e paisagens naturais incríveis. Em algumas destas vilas você encontra também as praias fluviais, sobre as quais falei no tópico anterior.

No Parque Nacional da Peneda Gerês você encontrará diversos atrativos e opções de lazer, como a cascata do Tahiti, as Termas do Gerês e a trilha das 7 lagoas. 

Gerês fica no norte de Portugal, a cerca de 45 km de Braga e 100 km de Porto.

O verão é a estação perfeita para aproveitar as cascatas, poços e praias fluviais do Parque Nacional. Para saber mais sobre Gerês, veja este post super detalhado do blog 360 Meridianos.

Outras sugestões de aldeias, vilas ou cidades para visitar no Interior de Portugal:

  • Miranda do Douro;
  • Lamego;
  • Piódão – Aldeia histórica de Piódão;
  • Pinhão;
  • Peso da Régua;
  • Marvão;
  • Évora;
  • Monsaraz.
cais de gaia

Pronto! Agora é só arrumar as malas e curtir o verão, a estação mais esperada do ano pelos portugueses e turistas.

Tem algum outro lugar que você gostaria de visitar no verão em Portugal e que não entrou nesta lista? Deixei nos comentários aqui embaixo sua sugestão. Quem sabe não faço a parte II deste post com mais lugares incríveis para visitar no verão em Portugal.

Até a próxima,

Edilene Gualberto


Você também pode gostar

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Transporte público em Portugal: como não se perder quando chegar no país

Ao se mudar para outro país, você irá se adaptar a uma nova cultura e jeito de viver. Um dos…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia: um guia prático para te ajudar

Você sabea diferença entre Distrito, Concelho e Freguesia? Ao chegar em Portugal, nos deparamos com muitos nomes diferentes. Leia e…

LER ARTIGO COMPLETO
Diferenças entre as regiões de Portugal

Diferenças entre as regiões de Portugal

Morar em Portugal é viver na companhia de uma grande riqueza cultural. Em cada cantinho do país existem inúmeras tradições…

LER ARTIGO COMPLETO